terça-feira, 23 de janeiro de 2018

(R)Evolução

SRN, Buteco!

Se fora de campo o ano começou agitado,dentro de campo foi morno,poucas novidades,algumas saídas comemoradas, e quase nenhuma chegada.

Devido ao indecente calendário do futebol sul-americano, o grupo principal entrou de férias no meio de Dezembro, e a primeira competição do ano começou em 17 de Janeiro
.
Coube,então,ao grupo sub-20 representar o Flamengo no estadual.

Acontece que esse time estava disputado a Copa SP de Juniores,e foram chamados para se juntar aos profissionais que se reapresentaram antes.

É aí que a coisa fica interessante.

Essa convocação do grupo sub 20 nos apresentou a geração sub 17, que assumiu a dispputa da Copa SP.

E,para surpresa de praticamente todos nós, torcedores, conhecemos um grupo de jogadores como a muito tempo nos víamos surgir na base do clube.

Um grupo heterogêneo de jogadores, sem um grande destaque individual, mas de nível muito bom. Um grupo em que a maioria absoluta passa a sensação que vai vingar, que vai  “virar jogador”.

Além disso, algo que eu,pelo menos,nunca havia presenciado em categorias menores do Flamengo: senso de posicionamento e obediência tática.

Não se vê jogador fora de posição, perdido em campo. Raramente se abrem clarões no meio campo e na defesa (Sofreu apenas um gol até a semifinal de ontem).

No ataque, as jogadas procuram a proximação e o cruzamento alto é uma opção, não a referencia do ataque.

Fisicamente, fisiologicamente, é um grupo bem preparado.Destaque, nesse quesito, para o centroavante Vitor Gabriel, que, aos 16 anos, consegue se impor na força e velocidade a defensores de 19,20 anos.

Depois de muitos anos, é inegável que o nível, a nota de corte para ingressar nas divisões de base do Flamengo está bem mais alto.


A Nação agradece.



(Imagem aleatória,para efeito de ilustração.O que isso tem a ver com o post? Nada.Mas é sempre bom lembrar desse momento de felicidade...)