quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Flamengo 2 x 0 Volta Redonda - O carioquinha começou

Finalmente a temporada 2018 começou no campo para os ditos profissionais. Flamengo em mode FlaKids, com muitos garotos de sub20 mais Ronaldo e Jonas,  começou bem contra o fraco Volta Redonda vencendo por 2 x 0, gols dos promissores Lucas Silva e Pepê.

É assim que se deve disputar o carioquinha. Para revelar e testar jogadores. Ver quem do sub20 realmente revela condições de subir ao time principal. E não rodar elenco já rodado. Claro, que em determinados momentos terá que por os ditos titulares para ganharem ritmo e pegada de jogo. Talvez em alguns jogos menores e clássicos, mas o certo é ter um time titular definido para a maioria dos jogos, que não seja o "elenco principal". Uma das piores coisas, ao meu ver, que foi utilizado pelo Flamengo em outras temporadas, foi a utilização de times mistos p/rodar o elenco. Invariavelmente não funciona bem, pq não são "times" e sim, "elencos ajuntados" para os jogos. Time é um CONJUNTO, de fato. É preciso formar o conjunto para que este ganhe força.

Flamengo então, ao meu ver, começa bem o ano em termos de planejamento caso esta seja a premissa que será utilizada ao longo do campeonato. Creio que pelo que já disse o VP Lomba, será o feito. Sem as perebagens, reforçado por sub20s de qualidade, o Flamengo pode ter um ótimo ano sem contratação de Geuvânios e Romulos que nada acrescentam e tornam tudo caro e desnecessário.

Como foi o jogo? Flamengo bem organizado. Jonas e Romulo são bons volantes e seguravam bem o meio, com rápida saída de bola. Os jogadores tocavam a bola com fluência, sem rifar muito. Embora em vários lances tenha faltado qualidade no último passe, ou mesmo o último passe, o grau de fominhagem foi bem alto também. Mas isto pode ser explicável devido ao fato do time deste conjunto ainda não se formou. Ficam inseguros quando e como devem passar, quem precisa se deslocar direito fica na dúvida de como proceder, enfim, tantas questões que passam ali na hora do jogo.

Mas Lucas Silva e Pepê em jogadas individuais, em que o passe parecia ser a melhor opção, resolveram finalizar e o fizeram com enorme eficiência, ambos marcando bonitos gols. O gol redime o egoísmo. Mas é algo que tem que ser trabalhado depois, claro.

Na defesa achei o time muito confuso. Não tinha linhas de marcação, era aquele aglomerado anos 80. Espero que não seja a tônica do trabalho defensivo do Carpegiani. Este modelo concentra a marcação pelo meio e "libera" as pontas, com marcação frágil. Resultado? Cruzamentos a rodo. Se pega um time com bons cabeceadores teremos problemas. O futebol moderna soluciona isto, alongando as linhas de marcação, e fazendo uma marcação por zona e individual no setor onde está a bola. Como queria ver isto no Flamengo executado eficientemente...

Devo destacar o goleiro Gabriel. Saída rápida do gol, fecha o angulo como poucos e tem sorte. Bola bateu na trave duas vezes. Enfim, jogou muito bem também, sendo um dos destaques do jogo.

Enfim, ganhamos. Isto é ótimo. Todo mundo fica feliz. E agora partamos para a próxima.