sábado, 2 de dezembro de 2017

Hora da decisão!


Restam apenas três jogos para terminar a temporada e dependendo dos resultados podemos ter um ano digno da história rubro-negra ou mais uma temporada vexatória exigindo uma reformulação geral do departamento de futebol.

Apesar da grande expectativa que todos tínhamos por essa temporada, mesmo tendo sido eliminado precocemente na Libertadores e fazendo campanha pífia no Brasileiro se vencermos o Vitória e formos campeões da Sul-americana considero o ano como salvo.

A última temporada em que chegamos a três finais foi em um longínquo 2001 em que fomos finalistas do Carioca, da Copa dos Campeões e da Mercosul. Mesmo com todos os erros cometidos pela diretoria ao longo do ano, é preciso valorizar.

Por ironia do destino ou respeito a nossa tradição, no ano em que o clube resolveu abrir o cofre e investir no futebol, quem está sendo protagonista do time são os garotos da base. Paquetá e Vizeu tem sido os destaques do Flamengo nos últimos jogos e Cesar resolveu salvar a pele do clube fechando o gol na última quinta-feira justamente quando pensávamos que teríamos que terminar melancolicamente a temporada sem goleiros.

Vejo muitos torcedores sugerindo um time misto ou até mesmo reserva contra o Vitória, apostando toda a temporada na final da Sul-americana. Independente do título internacional, que será ótimo, não podemos ficar de fora da Libertadores em 2018. Por todo o investimento já realizado no futebol e por todas as receitas que surgem quando o clube participa deste tipo de competição, será um fiasco não se classificar nem para pré-Libertadores no ano que vem.

Eu iria com o time titular no domingo, poupando somente o Juan e mais algum titular que esteja realmente muito desgastado. Se temos duas chances de se classificar para a Libertadores, que aproveitemos as duas chances. É hora desse grupo de jogadores se doar, jogar no sacrifício e honrarem o manto como em poucas vezes fizeram durante a temporada.

É hora de decisão! Durante estes três jogos vamos esquecer um pouco do Rodrigo Caetano, do presidente banana, dos perebas do elenco e torcer. Mostrar que a Nação pode desempenhar um papel fundamental para a conquista deste título inédito no clube e realizarmos uma bonita festa no Maracanã, dia 13.

Pode ser apenas uma mera coincidência, mas chego a arrepiar em saber que a data em que decidiremos a Sul-americana é a mesma data em que conquistamos o Brasileirão de 87 e o Mundial em 81. Nada é por acaso.

Outro dia comentei que não estava confiante no título da Copa do Brasil justamente por ter sido uma competição em que o clube pouco valorizou neste ano e a única recordação boa que tenho é o drible do Berrio eliminando o Botafogo.

Já com a Sul-americana, a confiança está lá no alto, mesmo o Independiente sendo um bom time. Foi a competição em que o Vinicius Junior marcou o primeiro gol, teve a revanche com o Palestino, o empate heroico com o Fluminense e o jogo do César na última quinta-feira...

Se não bastasse todas essas histórias, ano passado o Rueda tomou a iniciativa de dar o título da Sul-americana para a Chapecoense devido todo o ocorrido e agora o destino o coloca novamente em uma final.

Um bom final de semana a todos e que dezembro traga boas vibrações ao Flamengo.

Deixo a pergunta aos colegas do Buteco. Qual time vocês escalariam contra o Vitória amanhã?


SRN!