terça-feira, 21 de novembro de 2017

Olhando para o adversário


Olá Buteco, bom dia!

Finalmente, chegou a semifinal! Não parece, mas já se vão 20 dias desde a brava classificação obtida em cima do Fluminense. De lá para cá, enfrentamos nossa montanha-russa particular no campeonato brasileiro e a chapa esteve muito quente após a derrota contra o Coritiba. Este 3x0 de domingo não poderia ter vindo em melhor hora. 

O adversário é um ilustre desconhecido: incrível como são poucas as matérias na imprensa especializa que informam sobre o modelo de jogo do Junior Barranquila ou seus melhores jogadores. Talvez a partir de hoje estas matérias comecem a aparecer mais. O que eu consegui fazer foi olhar, estatisticamente, para a temporada deles.

O campeonato colombiano é, como quase todos aqui na América do Sul, disputado duas vezes por ano: abertura e encerramento. A diferença é que lá ainda se classificam os 8 primeiros para o mata-mata que define os campeões de cada campeonato. No abertura, Junior Barranquila foi apenas o 12º, não conseguindo classificação para os playoffs.

Disputaram duas fases da pré-Libertadores deste ano: eliminaram o Carabobo (VEN) com duas vitórias (1x0 fora e 3x0) e foram eliminados pelo Atlético Tucuman da Argentina, 1x0 em casa e 1x3 fora. Neste último jogo, o Tucuman abriu 3x0 com 30 minutos de jogo.

Ganharam a Copa da Colômbia deste ano em cima do Independiente Medellin, após eliminar, nas fases anteriores, Once Caldas, Millionarios e Patriotas Boyacá (que havia eliminado o Nacional de Medellin). Por conta deste título, já estão garantidos na pré-Libertadores 2018. No Encerramento Colombiano, Junior terminou a fase de classificação em primeiro. Os playoffs começam no próximo final de semana e eles pegarão o America de Cali. 

Finalmente, olhemos a trajetória do Junior nesta Sulamericana: vindo da eliminação na pré-Libertadores, entraram na mesma fase que nós: enquanto atropelávamos o Palestino, eles obtiveram dois empates em 1x1 no confronto local contra o Deportivo Cali e vitória nos pênaltis. Nas oitavas, empate fora de casa (0x0) e 3x1 em casa para eliminar o Cerro Porteño. Nas semifinais, eliminaram o Sport Recife, com vitória fora (2x0) e administrando em casa (0x0). 

O time deles não parece bobo. Vieram de uma eliminação prévia na Libertadores mas ainda se encontram invictos na Sulamericana, mesmo tendo confrontos difíceis com Cali e Cerro. Já têm um título relevante no ano e brigam pelo colombiano. Não podemos subestimá-los. O lado bom é que nosso técnico é colombiano e certamente acompanhou a trajetória desse time ao longo do ano.

Do lado de cá, também nos encontramos invictos na competição e no Maracanã: foram 16 jogos nessa temporada no Maior do Mundo, entre Carioca, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, com 9 vitórias e 7 empates. 

A vitória de domingo estabilizou a pressão e trouxe a esperança de título novamente à Nação. Já temos quase 25 mil ingressos vendidos até aqui e o Setor Norte já está esgotado. O apoio será fundamental para sairmos com a vantagem neste confronto. 

Vamos, Flamengo!!!