segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Fla-Flu's

Salve, Buteco! O Fla-Flu nasceu quarenta minutos antes do nada; Flamengo e Fluminense são os "Irmãos Karamazov" do futebol (Nélson Rodrigues). Pode ser que, atualmente, a tensão seja maior com outros adversários, porém é inegável que se trata de rivalidade paradigmática, seja pela história dos primeiros anos de cada clube, pois a criação do Departamento de Futebol do Flamengo, clube mais antigo, ocorreu a partir de dissidência do Fluminense, seja pelos mais de quatrocentos confrontos entre as duas equipes, marcados por partidas inesquecíveis ao longo de  mais de um século. A rivalidade é tão famosa que, em qualquer campo, quando há polarização e acirramento de debates fala-se em "clima de Fla-Flu". Daí ser paradigmática, já incorporada ao jargão popular da Norma Culta.

No Mundo todo e, como não poderia deixar de ser, também no Brasil vive-se um "clima de Fla-Flu": por exemplo, na política as pessoas são classificadas como reacionárias, homofóbicas e racistas ou comunistas radicais, pedófilas e satanistas pelo menor contraponto que se faça em qualquer debate. Para piorar, ambos os lados qualificam o outro como corrupto, como se a corrupção não fosse endêmica, contaminando o sistema e partidos das mais diversas ideologias. A troca de ideias não é prioridade, mas ofender e agredir; vivemos a era do ódio, dos rótulos e da intolerância.

***

No Flamengo, tanto em nível político, como no futebol vivemos nosso "clima de Fla-Flu". A depender do que fale da gestão Eduardo Bandeira de Melo, é "Foca" ou "Torcedor de Dirigente"; se critica, necessariamente é partidário da "Turma Verde" ou "Falso Rubro-Negro". Não pensem que não chega no futebol dentro das quatro linhas, pois se não gostou da contratação ou critica o trabalho do Rueda, é uma "Viúva do Zé Ricardo", e se gosta, "Amante de Gringo". Se o jogador "x" jogar bem ou se o "y" jogar mal, ficarei desmoralizado porque o critiquei ou elogiei; se o treinador fracassar eu sempre estive certo. O ego é prioridade e o Mais Querido relegado a plano secundário.

***

E vejam só, quinta-feira, dia 12, o "Dia das Crianças", sagradas porém ultimamente objeto de cabo-de-guerra por ambos os lados no "clássico ideológico", teremos o primeiro de três Fla-Flu's no espaço de um mês. Esse primeiro valerá pelo Campeonato Brasileiro, no qual o nosso arqui-rival vem cambaleando e flerta com a zona do rebaixamento. Já o Mais Querido vem em curva descendente, de perda nos pênaltis do título da Copa do Brasil para o Cruzeiro e de inexplicável e bizarra derrota para a Ponte Preta, em uma das piores partidas dos últimos anos.

Decepcionada, a torcida está perplexa por reviver a falta de ambição de um 2015 que deveria ter ficado em um canto a não ser lembrado da História. Há expectativa quanto ao rendimento do time após a estratégica parada do Brasileiro para as partidas finais das Eliminatórias da Copa do Mundo/2018, mas poderia ser maior. Hoje, prevalece a desilusão com a postura dos jogadores e a falta de confiança na Diretoria.

***

Como sempre, a palavra está com vocês para suas impressões e sugestões de escalação.

Bom dia, Ótima Semana e SRN a tod@s.