quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Falando sobre o Departamento de futebol do Flamengo

Flamengo, agora no último trimestre de 2017, caiu a ficha. O "ano mágico" não vingou. Este que viria com o bom trabalho administrativo-financeiro-marketing do clube, que proporcionaria um orçamento à altura do clube, criando um time altamente competitivo.

O que faltou?

Temos um bom trabalho administrativo-financeiro-comunicação-marketing-jurídico-patrimonial etc etc etc. Digno de elogios pelo brilhante trabalho que vem sendo executado desde 2013. Este belíssimo trabalho gerou sim, o enorme orçamento, o qual, por sua vez, possibilitou, por exemplo, a construção de um CT moderno, contratação de recursos e de um estádio provisório. Aplausos.

Mas e o time competitivo?

O time competitivo não existe. Mesmo com bons reforços, mesmo com jogadores que poderiam estar em qualquer clube da Série A, este não passa de um vira-lata sonado. O Flamengo, nesta gestão, perdeu a fome por vitórias, por títulos, por competitividade, dando a impressão que no Departamento do futebol do Flamengo não existe metas, cobranças, métricas, não existe esforço coletivo, é uma reunião de apaziguados pensando onde irão curtir a pausa no trabalho.

Bandeira de Mello assumiu a VP de Futebol com o afastamento do Godinho causado por seu envolvimento com Eike Batista. A presidência não lhe parece o bastante, ou talvez está de acordo com que outros VPs, assumam suas obrigações como presidente. Mas como um presidente vai cobrar de si mesmo a falência moral e esportiva de um Departamento de Futebol? Não cobra. Talvez adulado por profissionais do setor, acredita que faz um excelente trabalho minando o elenco com palavras de proteção de jogadores sem qualidade técnica, e mantendo pessoas de sua amizade, mesmo que sem competência, como Jayme de auxiliar técnico.

Participando inclusive das correntes que os jogadores fazem antes do jogo, o presidente-VP não cria o afastamento necessário que sua função exige. Parece mais um lá no vestiário. Ele e Fred Luz, o CEO que faz estágio de diretor executivo de futebol junto a Rodrigo Caetano, com Fernando Gonçalves de assessor, para montagem e controle de um Departamento de Futebol. Mas se a visão técnica de Rodrigo Caetano já é ruim, imagine a de Fred Luz. É escuridão total. Tanto Fred Luz quanto EBM misturam-se ao futebol, vivenciam seus problemas, mas será que se tornando "colegas" dos profissionais do Departamento conseguiriam cobrar metas e desempenho?  Pela forma com que o time se comporta em campo, não. 

Rodrigo Caetano, o diretor que até pouco tempo atrás queixava-se de não poder realizar seu trabalho devido a "interferência externa". Agora, sem interferência alguma, não tem qualquer tipo de desculpa a não ser a própria inoperância na avaliação de profissionais e jogadores.

Victor Hugo de preparador de goleiros é mais uma vergonha que o Departamento de Futebol impinge à torcida. Mozer, colocado como Gerente, talvez seja outro profissional que esteja perdido. A opção de sua contratação foi para atuar junto ao elenco, cobrando, motivando, sendo a interface entre eles e a direção. Mas deve ter sido "engolido" pelo centralizador Rodrigo Caetano e vaga pelo Flamengo como um fantasma que não pode ser demitido, afinal, é ex-jogador. Flamengo tem este tipo de problema com seus "ex" junto à torcida.

Fernando Gonçalves, o psicologo, assessor de Fred Luz, ex-executivo da Traffic, participante de negociações, ou seja, um conjunto estranho de atribuições que fazem deste Fernando, um Rasputin. A eminência-parda. Mas seja que atribuições tenha este sujeito, não estão funcionando. 

Biasotto, chefe do Centro de Inteligência nos brinda com um centro que avalia jogadores, não sei se mal ou bem, não acompanho suas avaliações. Mas se deu aval a Rômulo, Muralha, renovação de Marcio Araujo e Gabriel, está na profissão errada. Deveria estar na Conlurb. E se o aval positivo ou negativo do Centro de Inteligência não serve para nada então para que serve este Centro? Já vimos que não nos ajudou em nada nos fatídicos pênaltis contra o Cruzeiro, a ponto de dizerem que este informou que o péssimo Muralha só deveria pular na direita. Como o Flamengo tá tudo tão ruim, acreditamos. Pode não ser verdade mas seria plausível.

O Departamento Médico sem Runco perdeu o rumo. Jogadores com contusões, fraturas que se recuperam instantaneamente uma vez chamados a jogar em outros times. Romulo, Conca, nunca entram em forma. Diego, foi para operação e saiu de lá meio-Diego. É uma sombra daquele jogador que veio para cá ano passado. Dr Tanure não parece estar dando conta do departamento.

Poderíamos ficar aqui enumerando mais e mais problemas. Jogadores que formam panelas, declarações desastrosas para imprensa tanto do EBM como de jogadores, faltando um media-training urgente. Mas tudo isto é reflexo de um futebol que não engrenou. E com este pessoal listado aí dificilmente irá acontecer.

Deveriam ouvir Marcio Braga. Mudem o futebol. Fred Luz, rapa fora do Departamento. Vá cuidar do Flamengo. EBM, se satisfaça com a presidência, coloca outro sujeito para VP. Você não tem perfil, não é competitivo, então fora. Coloque alguém competitivo, alguém tipo Póvoa lá. Fernando Gonçalves, Rasputin, xispa daí. Seja lá o que você faz, não funciona e deve atrapalhar. Rodrigo Caetano, fica nos trades mas tenha a humildade de reconhecer sua insuficiência técnica de avaliação de performance e qualidade. Vamos, Flamengo, contratar uma equipe de supervisão técnica. Esta equipe dará o aval a jogador, verificará a performance real nos jogos, não só "estatísticas", e ficará junto a comissão técnica e jogadores para um trabalho constante de aprimoramento. Flamengo, crie metas reais e fixe na parede do CT. Jogadores, imprensa, torcida, tem que saber o que esperamos do Flamengo a cada ano.

Demais VP´s do Flamengo. A responsabilidade da mudança também é de vocês.  Elegeu-se uma proposta de governo, um grupo que iria governar, e não apenas o Eduardo Bandeira de Mello e suas idiossincrasias. O fato dele ser ainda VP de Futebol à despeito da vontade de vocês ou não, é irrelevante. Como Conselho Diretor cabe também inibir ações errôneas que o presidente ou qualquer outro VP pode vir a fazer. Liderem este movimento de mudança ou então peçam para sair.

Esconder, camuflar, parece que tudo sempre está bom. E está uma merda.