quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Flamengo 1 x 1 Paraná - A desclassificação

Convenhamos. O que esperar de um time que começa jogando com o Bonde dos Perebas, Muralha, Vaz, Gabriel e Marcio Araujo, inteiro na linha? Derrota ou eliminação vexatória. Como 1 + 1 são 2, foi exatamente isto que aconteceu. Com o requinte de crueldade do Marcio Araujo ainda ser colocado como capitão, numa infâmia pouco vista à torcida do Flamengo.

Um Flamengo com time misto. Reforços + Sub20 + Perebas.  Contra o Paraná segunda divisão. Mas é o FLAMENGO em campo. Então tem que superar e vencer. Paga-se caro estrutura, profissionais, jogadores, etc etc para isto. Rueda, ainda conhecendo o elenco não pode ser culpabilizado. Na minha indignação e pelas palavras que costuma dizer à imprensa, creio que foi influenciado pelo Jayme a escalar este time. Um péssimo auxiliar dará sempre péssimos conselhos. Infelizmente Rueda ainda não percebeu isto. Mas o Futebol do Flamengo deveria. Mantém Jayme pelo protecionismo defendido por EBM. Que trata do futebol do Flamengo como uma repartição pública em que vigora mais forte a política do amiguismo que a meritocracia. Amiguismo que mantém Muralha ainda como segunda opção de goleiro porque continuamos a pagar os desserviços de Victor Hugo, o despreparador de goleiros, que certamente deve ter apontado um goleiro frangueiro e talvez o pior pegador de penaltis do Brasil, como a melhor opção ao gol.

Enfim, um Flamengo claudicante e visivelmente sem muito entrosamento entrou em campo. Gabriel, sei lá pq deslocado para a direita como lateral e o Klebinho, na esquerda, não tiveram uma participação ofensiva que chamasse a atenção. Ficaram mais presos na defesa como gosta o Rueda. A zaga não comprometeu. Em que pese os lançamentos furados do Rafael Vaz, este teve boa participação. E os volantes? Romulo, com uma participação apagada. Poderia ter escalado Mancuello, mas este, coitado, parece um condenado a se arrastar pelos bancos do Flamengo. E o Marcio Araujo, o capita, o Capir8. Para "mostrar serviço", se soltou e com isto levava o Flamengo à miséria com sua visão de jogo de uma galinha com a cabeça cortada. Bola passava para ele, demorava, corria para cá. Para lá. Soltava a bola. Corria para a frente. Passavam a bola para ele. Devolvia com uma tijolada. Mas o Departamento de Futebol gosta dele. Vê números bons nesta porcaria. E ano a ano renova com ele, para desespero de qualquer um que acompanhe o Flamengo.

No ataque Vinicius Jr, Everton Ribeiro e Geuvânio pareciam ser jogadores tímidos e desconhecidos entre si. Vizeu mais sumido em campo que procurado da Lava-Jato, dando saudades do futebol de Damião. As jogadas só aconteciam quando Vinicius Jr pegava na bola.

Primeiro tempo com um lance digno de nota, passe magistral do Vinicius Jr ao Vizeu, que ao invés de chutar resolveu driblar o goleiro, e falhou miseravelmente. No mais, um cruzamento do Paraná em que Muralha errou o detestável soco em que vai na bola. Dando um sinal do porvir.

Segundo tempo, embora o marasmo atenuasse continuou um jogo difícil de assistir. Mas uma boa trama do Flamengo dentro da área do Paraná. Bola resvala no braço do jogador do Paraná. Eu não marcaria penalti mas o juiz marcou. Everton Ribeiro bate o penalti com extrema categoria. Flamengo 1 x 0. Comemora torcida! Comemora! Come...opa. Gol do Paraná. Falta no meio de campo. Muralha, o frangueiro, o goleiro merda, resolve desprezar a barreira. Para que? Paraná empata o jogo. É nosso custo de manter pereba no elenco e, pior ainda, de escalá-los.

Rueda tenta o Conca no jogo. Mas não dá tempo para muita coisa. Paraná bem fechado conseguia anular as nossas jogadas de ataque. Começou a fazer cera porque sabia que era franco favorito nos penaltis. Aliás qualquer time da Terra ao ver Muralha no outro lado. Vinicius Jr teve boa oportunidade mas o goleiro do Paraná evitou. E aí, terminou a partida. 1 a 1. Cobrança de penaltis. Só São Judas Tadeu para nos salvar.

E não nos salvou.

"Ajude-me a te ajudar", disse SJT. Mas quem escala Muralha pede para se fu...digo ferrar. Nem merece qualquer ajuda. Até teve. Uma bola na trave. Não foi o suficiente, Vinicius Jr e Paquetá tiveram seus penaltis defendidos pelo goleiro que avançava 2m a cada penalti, com o juiz de linha fazendo uma pose ridícula para nada.

Mas foi merecido. Flamengo não fez por onde. E Marcio Araujo tem mais uma competição a menos para poder descansar mais. De novo. Primeira Liga não deu liga pro Flamengo.

Só espero que Rueda consiga reter um aprendizado disso aí e não escale Muralha na final da Copa do Brasil. Imploro aos incompetentes do Depto de Futebol, protetores de perebas e amigos, que pensem antes no Flamengo que nos seus.