quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Botafogo 0 x 0 Flamengo. A estréia de Rueda com cenas lamentáveis

E finalmente, após um longo e indesculpável inverno, o Flamengo tem um técnico à altura do clube e do elenco contratado. Rueda estreou. Aleluia, irmãos. Glória a vós Senhor pela graça alcançada. Desculpem o tom religioso, mas é assim que me sinto após o Depto de Futebol do Flamengo ter deixado de ser tão miserável e tacanho em relação a condição tática do time, cujo elenco se paga muito caro para manter.

A partida em si, mostrou um Flamengo mais controlado. Sem aqueles espasmos idiotas que geralmente davam em cruzamentos infrutíferos, marca registrada do Zé "Estagiário" Ricardo. Rueda passou bom impressão inicial. Já começou colocando o Capir8 na reserva. Aleluia. Cuellar, que jogador, dominava o meio de campo. E pensar que pela agonia tática de um técnico ruim e paneleiro, o Flamengo atrasou um ano da carreira dele. Enfim, não foram por falta de n avisos de minha parte e de outros que viam a mesma coisa. Mas a "torcida não sabe nada", dizem os dirigentes de futebol no alto de suas montanhas de merda de erros. Juan, também fez partida impecável. Outro que agonizou da reserva para um jogador tacanho e medíocre como Rafael Vaz, por graça do Paneleiro. Desculpem a reiterada menção ao "defunto", mas a raiva ainda me domina. Vai passar.

Mas não foi uma partida muito emocionante de se ver. Botafogo esperava erros do Flamengo e batia à vontade nos jogadores do Flamengo com a permissão do juiz bombado e arregão. Flamengo. como escrevi, controlado. Enquanto isto, o Botafogo, clube e torcida, davam vazão ao clima de ódio que o presidente do Botafogo faz questão de manter, numa irresponsabilidade até diria social, que deveria ser combatida pela CBF, pelo Ministério Público e pela imprensa. Que adora citar EBM em alguns gestos de hostilidade mas se cala de forma irresponsável perante este descalabro.

A torcida do Flamengo foi agredida, sufocada. E isto se torna pessoal. Milhares de pessoas, que pagaram seus ingressos, foram agredidos pelo promotor do evento, que mandou fechar os portões causando sério tumulto. Ele tem a responsabilidade de tratar bem os visitantes. Futebol não é guerra. Só psicopatas ou calhordas pensam o contrário. O ônibus do Flamengo também foi apedrejado na entrada. A família de Vinicius Jr sofreu injúrias raciais de um senhor podre, da torcida do Botafogo. Um clima de hostilidade a qual o infeliz presidente do Botafogo faz questão de promover, não bastando o clima de violência que já impera no país.

Também faço aqui a minha indagação a PM do Rio de Janeiro e Bombeiros, de como eles, tão rápidos em investigar entradas e saídas da Ilha do urubu, permitem a canalhice do Botafogo de fazer a torcida do Flamengo ter que passar por portão estreito que não atende a demanda de entrada? Cabe a eles coibir loucuras e cafajestagens de promotores de quaisquer tipos e eventos. A quem o público atingido pode apelar? Aos espíritos? É a polícia. Aos bombeiros. Que se não têm vontade ou não sabem fazer seu dever então mudem de profissão.

Voltando ao jogo. Diego também se movimentou bem. Fez uma belíssima cobrança de falta digno de Zico e mesmo do comentarista Juninho Pernambucano, cujo talento em campo é inversamente proporcional ao seu talento como comentarista. Vítima da síndrome do caramujo, acha o jogador um craque e toda partida faz questão de invocar o pereba. Chegando ao ponto de não ver diferenças entre Cuellar e Marcio Araujo.

Flamengo tentando algo, ainda que insípido e o Botafogo esperando falha a batendo. Berrio sofre falta criminosa do tal Pimpão. Juiz arregão dá amarelo em um lance que o sujeitinho foi de sola, propositalmente para tirar do jogo, no tornozelo do jogador. Era para vermelho direto. Mas o Daronco tem "issues" contra o Flamengo. Deve ser outro que caiu na narrativa da imprensa que o Flamengo "é muito ajudado pela arbitragem". Marcio Araujo entra em campo. Como nos tempos de Zé Ricardo, livre e leve solto para fazer merda pelo campo. "Gesuis, até quando?", o Flamengo, claro se desorganiza. Vinicius então entra em campo. Faz a reza, mal corre pelo gramado e ocorre o  lance mais escroto. Muralha em bola levantada na área, levanta os joelhos até como proteção pois jogador adversário correu para dividida. Reação natural, diria. Lance normal. Os dois se chocam e o jogador do Botafogo, no clima de violência peculiar a este time, dá um pisão no Muralha. Clima pesa. Aí o Daronco teria que dar amarelo ao jogador do Botafogo e expulsar. Mas parece ter sido proibido de dar vantagem numérica ao Flamengo, visto a tal entrada criminosa do Pimpão antes, que ele viu e acompanhou. Aí, expulsa os dois. Muralha leva cartão vermelho direto. E isto torna a partida bem morna até o fim. Rueda substituiu Vinicius pelo Thiago, até para tirar velocidade do time. Pro Botafogo foi bom. Partida terminou 0 a 0. E se tiver disputa de penaltis no Maracanã, é o franco favorito pela qualidade indiscutível dos goleiros que tem.

Boa estréia do Rueda. Mostrou ao menos um time mais controlado. Sem aquele clima de bundalelê. Com o tempo se verá mais compactação, melhor organização das linhas e melhores trocas de passes. Agora temos treinador.