quinta-feira, 6 de julho de 2017

Palestino 2 x 5 Flamengo. Pelada com final feliz

Foi um jogo bizarro. Primeiro tempo sonolento e inútil, como o futebol de William Arão, de ambos os times. Palestino marcava bem e o Flamengo tentava aqueles cruzamentos inócuos e sem direção para a área, tentando fazer cair no sono a bandinha que não parava de tocar a mesma música sempre. Não conseguiu. Segundo tempo pareceu uma pelada valendo aposta. Lances ridículos e jogadas em velocidade. Embora sem muita qualidade. E os gols saíram em profusão.  

Em uma escalação sem Marcio Araujo (Glória a Deus, aleluia). Flamengo entrou em campo com a dupla de volantes Arão e Cuellar. Um pedido antigo nas redes sociais. Mas vimos apenas o Cuellar em campo. Arão fazia uma partida sonolenta, seu posicionamento em campo tirava espaço de Everton Ribeiro no ataque pela direita, sequer se aproximava mais do Berrio. Enfim, pareceu completamente perdido e desatento. Cuellar manteve o bom nível se posicionando mais atrás. No ataque Leandro Damião lutando o tempo todo. Ele compensa a falta de mais qualidade técnica de passe e deslocamento com muita luta e garra. É algo que absolutamente ninguém pode reclamar dele. Renê e Rodinei fizeram uma partida OK, guardando mais atrás devido ao Palestino tramar muitas jogadas pelas pontas. Rever e Vaz foram os zagueiros.

Primeiro tempo nada a declarar. Palestino fechado tentando jogadas ocasionais no ataque, e o Flamengo com enorme problema em finalizar com seus cruzamentos muito bem marcados, quando acertavam. Berrio lutou muito. Everton um pouco mais apagado ofensivamente, cuidava bem da marcação. Primeiro tempo terminou sem deixar saudades.

E veio o segundo tempo. E parece que outros times entraram em campo. Também auxiliado pelo gol rápido de Rever. No cruzamento, Damião se embola com zagueiro, bola acaba batendo na canela do Rever e entra na sorte. Gol do Flamengo. Todo mundo contente. Todo mundo ainda feliz. Mas... cruzamento na área do Flamengo. Vaz rebate para o centro da área, e como a segunda bola era sempre do Palestino, o atacante deles chuta e gol. Sem defesa pro Thiago. Alegria de pobre dura pouco.

Flamengo vai atabalhoado pro ataque. Daquela forma espalhada. Everton Ribeiro ainda se adaptando ao modo "Diego" do monoesquema do treinador. Arão sumido completamente de campo. Peça totalmente inútil. E, em outra falha da defesa, gol do Palestino. Bola sobra livre para atacante dentro da pequena área.

Críticas generalizadas. A torcida do Flamengo não aguenta mais este "fantasma" Palestino. Um time que até ontem ninguém sequer sabia que exista. E segundo ano seguido nos enfiando porrada? Não dá. Mas Berrio não quis saber. Em uma bola disputada na área com Damião, a bola sobra, Berrio se esforça, toma ela para si, e chuta no canto. Gol deste bom atacante colombiano, muito útil pro Flamengo. 

Flamengo se empolga, e em um cruzamento da esquerda, Damião dá de letra e faz um belo gol. De bicicleta, de letra, Damião tem estas peculiaridades, embora por vezes tenha dificuldades de dominar a bola. Merecia o gol, pela luta o tempo todo em jogo.

Depois vira festa. Até Rafael Vaz faz gol de cabeça. Milagre. Alguma coisa está fora da ordem. Fora da nova ordem mundial.  E na empolgação, Everton Ribeiro é agarrado pelo pé na grande área, após bonita jogada. Penalti que ele correu para bater antes que "o outro" resolvesse bater, empolgado pelo gol feito antes. E foi um penalti-golaço. Muito bem batido.

Flamengo, enfim, vence de 5 x 2. Placar merecido pelo volume de jogo no segundo tempo, em que o Palestino, verdade seja dita, cansou. Estava de férias. Flamengo não tem nada a ver com isto, claro. Mas é bom cuidar do jogo de volta, enquanto teve folego , Palestino marcou muito bem e fez algumas jogadas perigosas.

Vamos romper este tabu, eliminar time estrangeiro e nos classificar para a próxima etapa!