terça-feira, 4 de abril de 2017

Zé Ricardo: modo de usar



SRN, buteco.

E o assunto , a bola da vez é o treinador Zé Ricardo

Egresso das categorias de base, campão da Copa SP, assumiu o time numa emergência, numa oportunidade única que a vida lhe deu.

Aproveitou bem, fez boa campanha, ganhou admiração por parte da torcida e confiança da direção.

2017.Pegou o Flamengo num nível que nunca se viu até hoje. Estruturado dentro e fora de campo, financeiramente bem resolvido, elenco forte, boa fase de jogadores chave, competições importantes.

E até o momento, fica claro que o time, com as novas peças, não evolui. Pior, conseguiu perder o que tinha de estrutura do ano anterior.

Mas o que aconteceu, o que acontece?

Na minha opinião, é um conjunto de fatores.

- O efeito novidade, surpresa, acabou ainda em 2016.Agora sob o olhar mais atento dos outros treinadores, o modo de jogar do Flamengo se tornou previsível. Em resposta a isso, a resposta do time em campo foi usar a ligação direta, o popular chutão.Com permissão, até INCENTIVO do treinador

- Zé Ricardo tem o grupo na mão. Fechado com ele, como se diz. Só que, apesar de ser um aspecto positivo, me parece que essa união, nesse momento, passa mais pelo conceito de amizade que pelo respeito .A defesa publica e a insistência na escalação de jogadores mais antigos e/ou mias integrados ao grupo me parece clara .Não me parece haver divisão de grupos, as tais “panelinhas”, ao menos vendo de fora. Mas impressão que se tem é que a meritocracia fica em segundo plano ,e alguns jogadores contam com muita boa vontade do treinador, e de grupo em geral

-A insistência em emular o esquema de 2016, esquema  esse de sua confiança e predileção, mas  conhecido pela “concorrência” , que  já sabe como anular ou ao menos criar grandes dificuldades ao Flamengo .E na ânsia de achar soluções, Zé Ricardo até mesmo tenta adaptar jogadores as necessidades do sistema de jogo. Louvável, mas improdutivo até o momento.

- Por ultimo, a dificuldade de “ler o jogo” , expressão que ele mesmo gosta de usar. São vários jogos em que o Flamengo começa bem, e durante a partida alguma peça ou mudança de postura do adversário faz o time degringolar . Não raro, o time se vê dominado, e nitidamente não sabe o que fazer  para reverter a situação. A ajuda do treinador vem em troca de peças, quase sempre

Enfim, nesse momento, a torcida, inflamada pelas más atuação do time e em especial com alguns jogadores, começa a questionar o treinador.

O que fazer? Como usar? Não sou favorável à demissão, vejo futuro nele.


Mas no momento, lhe falta estofo, falta rodagem para fazer o time subir de nível.