sábado, 1 de abril de 2017

Hora de Separar os Homens dos Meninos


Essa expressão era usada por Michael Jordan, talvez o maior jogador de basquete de todos os tempos, para definir os playoffs da NBA, liga americana do esporte. O campeonato é composto de uma temporada regular, onde cada time enfrenta outra três ou quatro vezes, dependendo da divisão e das temporadas anteriores, totalizando 82 partidas por equipe. Depois dessa longa fase, iniciam-se os playoffs, que é quando realmente a disputa começa à vera.

Podemos dizer que o nosso ano começa, de fato, amanhã. Já fizemos, é verdade, as duas primeiras partidas pela Libertadores, competição que realmente importa nessa primeira metade de ano. No entanto, o que aconteceu, até agora, foi um acúmulo de jogos sem importância pelo igualmente pouco importante Carioqueta. Mesmo os clássicos e a fase final da Taça Guanabara não tiveram relevância alguma.

O Flamengo fez 17 partidas desde o final de janeiro e, ao contrário dos anos anteriores, o treinador conseguiu rodar de forma razoável o elenco que tem nas mãos. Exceção apenas para os lesionados Conca e Ederson, todos os demais atletas tiveram oportunidades, uns mais, outros menos. Os meninos da base, tão pedidos por grande parte da torcida, foram testados e, em sua maioria, aprovados, se não para o time titular mas para permanecerem como opções para um ano atribulado.

A partir de amanhã, mesmo valendo pelo minúsculo torneio estadual e sendo contra um adversário repleto de reservas, não haverá mais espaço para esses testes. A sequência inicia com o Fla-Flu e temos, até o dia 21 de maio:


Se tudo correr "bem", serão doze jogos em menos de dois meses. Não são mais partidinhas contra Arimateias e Bambalas cariocas e, por menos relevantes que sejam os confrontos decisivos do Carioqueta, são, como diz o nome, decisões. Assim, temos que ir com o que temos de melhor sempre, levando sempre em consideração a condição física dos jogadores.

Reprodução

Pra cima deles!