terça-feira, 25 de abril de 2017

Final, Pênaltis e AeroFla

Olá, Buteco!

Estamos mais uma vez na final do carioca, com todos os méritos: nossa campanha no campeonato foi infinitamente superior à do Botafogo e o jogo do último domingo só ratificou este fato. Chegam à decisão os dois melhores times do torneio e que protagonizaram o melhor jogo, o 3x3 da final da Taça Guanabara. 

Aliás, a primeira final que eu acompanhei com discernimento foi o Fla x Flu de 91, quando fomos campeões com um sonoro 4x2 na decisão. Aquela conquista foi importante para a permanência do Maestro Júnior e, consequentemente, para a conquista do Brasileiro de 92. 

Que os nossos jogadores possam emular aquela equipe e trazer outro caneco para casa!  

http://www.imgrum.org/media/1072115069682863633_2071644754
***
No jogo de domingo, Muralha mais uma vez não saiu nem na foto em uma cobrança de pênalti.  Pareceu até que não estudou o batedor, pois é sabido que o Sassá retarda suas cobranças ao máximo, esperando que o goleiro escolha um canto para bater no outro. Ainda assim, nosso goleiro pulou para um canto qualquer e permitiu que o jogador do Botafogo utilizasse sua estratégia preferida.

Como grande parte do pós-jogo ficou em cima desta questão, procurei fazer um levantamento das disputas de pênaltis encaradas pelos últimos campeões da Libertadores: de 2000 para cá, sete dos dezessete últimos campeões (41,2%) encararam pelo menos uma disputa de pênaltis no caminho do título. Em seis oportunidades a própria final foi decidida nos pênaltis e, destes seis campeões nos pênaltis, cinco deles participaram de outra disputa de pênaltis em fases anteriores da competição.

Acho o Muralha um bom goleiro e não vejo necessidade de trazermos alguém para ser titular no lugar dele. No entanto, deixo para os amigos discutirem na seção de comentários a respeito da contratação de um especialista em pênaltis, de forma a ser utilizado em possíveis disputas nas fases eliminatórias da Libertadores, como feito pelo técnico da Holanda na Copa do Mundo. Como alternativa à contratação, um treinamento intensivo do goleiro reserva Thiago (que pegou dois pênaltis na final da Copinha 2016) para ser usado da mesma forma. O que acham? 

http://htesports.com.br/2016/02/revelacoes-da-copa-sao-paulo-2016/
***
O calendário brasileiro não nos permite nem comemorar a conquista de um objetivo importante: um dia após a vitória na semifinal, o time já embarcou para Curitiba (com direito a AeroFla!!!) para o jogão de amanhã.

Três volantes, Márcio Araújo, Rafael Vaz, Gabriel, Mancuello, Damião no banco no lugar do Vizeu... Não importa a escalação com a qual o time vai à campo, o que queremos ver é o time se portar como Flamengo!

O Flamengo não se preocupa em empatar fora, mas sim em jogar o jogo (mesmo que, por muitas vezes, também “deixe jogar”), criar suas oportunidades e colocar pressão no adversário, mesmo jogando fora de casa.  Se o empate é um bom resultado, a vitória praticamente nos garante a classificação. 

Portanto, à vitória!

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/torcida-comparece-em-peso-no-santos-dumont-e-faz-primeiro-aerofla-do-ano.ghtml