terça-feira, 11 de abril de 2017

À vera

O horroroso jogo de sábado pôs fim à fase de pré-temporada do Flamengo. Todo o planejamento – parte física, experiências técnicas, rotação do elenco, etc – foi elaborado para este ponto da temporada. A partir de agora, só jogos grandes: finais do Carioca e da Primeira Liga, Libertadores, Brasileiro e fase final da Copa do Brasil.

Elaboramos um raio-x do time até aqui, entendendo que os números podem ajudar bastante na reflexão sobre o desempenho do time. Começaremos com o aproveitamento do time nas três competições disputadas:


À primeira vista, o aproveitamento da equipe parece bom. Começamos o ano com uma boa campanha na Taça Guanabara (8 vitórias em 10 jogos) e conseguimos fazer 3 ou mais gols em 8, dos 19 jogos. Além disso, sofremos apenas uma derrota, em um jogo onde fomos melhores e poderíamos ter saído com a vitória. Entretanto, após esta derrota o time desandou e a participação na Taça Rio foi lamentável: dos últimos 6 jogos, apenas duas vitórias (sobre os possantes Resende e Bangu). A sensação de que o time involuiu é ratificada pelo gráfico abaixo, com o aproveitamento mês a mês: 


Mapeamos também os números de gols e assistências dos jogadores. Certamente, esses números não quantificam totalmente a produção ofensiva da equipe, mas ajudam. Dos nossos 41 gols, 26 saíram de assistências diretas, 6 de jogadas individuais, 3 de rebotes do goleiro adversário, 3 de falta, 3 de pênalti e 1 gol contra:


Convidamos os amigos do Buteco a olharem as informações apresentadas e trazerem suas próprias reflexões no sistema de comentários. Para iniciar as discussões, apresentaremos algumas de nossas reflexões:
  • A bola alta de faltas laterais e escanteios precisa ser mais bem aproveitada pela zaga: Rever e Donatti, a nova dupla titular, ainda não contribuíram com gols ou assistências;
  • Os laterais precisam aparecer novamente: do jogo contra a Católica para cá, houve apenas um gol (Renê) e uma assistência (Pará), ambos no 3x0 contra o Bangu;
  • Diego está voltando muito para iniciar as jogadas e diminuindo a efetividade no ataque. Entendemos que isto tem relação direta com o fato do Márcio Araújo ser desobrigado de ajudar nas tramas ofensivas da equipe. Para não deixar tantos espaços, sem perder a ofensividade, talvez seja interessante uma escalação com Ronaldo, Rômulo e Arão na saída de bola, com Diego livre para receber a bola mais à frente; 
  • Mancuello começou bem o ano e também decaiu nos últimos jogos. Ainda assim, é um jogador importante para o elenco, tem experiência e chuta bem de fora da área, característica fundamental em jogos truncados, como tende a ser o de amanhã.

Que Zé Ricardo esteja iluminado e que os jogadores possam voltar às melhores atuações. Se isso não acontecer, que a torcida, inflamada, carregue o time à vitória, como tantas e tantas vezes. 

Vamos, Flamengo. Agora é à vera!