quinta-feira, 30 de março de 2017

Flamengo 1 x 1 Volta Redonda - O bom sparring

Desta vez mesmo o Flamengo jogando com time reserva contra um sparring FERJ não conseguiu vencer. Volta Redonda, apresentando uma boa marcação, reduzindo espaços, marcando em cima, com ataque veloz e de boa movimentação, dificultou as coisas para o time B mesclado com C do Flamengo, que pecou no início pela falta de entrosamento e erros em série de posicionamento na defesa em que pese a boa partida do Donatti ao longo do jogo.

Com saída de bola lenta no início de jogo, e zaga exposta a movimentação do ataque do Volta Redonda, o Flamengo preocupou no início de jogo. Visivelmente faltava entrosamento entre Cuellar e Ronaldo. Parecia que os dois tinham dificuldade de se encontrar em campo. No ataque Vizeu parecia dispersivo, e Cafú, embora com boa vontade, se enrolava nas jogadas competindo com Rodinei neste quesito. Mancuello, que entrou como capitão, flutuava pelo campo, não exatamente rápido, e tentava passes e viradas de jogo, enquanto sofria faltas em sequencia, inclusive um penalti não-marcado pela arbitragem, em que foi literalmente agredido pelo goleiro. Matheus Sávio fazia uma partida muito discreta e Renê, como sempre, bem regular na lateral.

Ronaldo, que à partir de uma, talvez, D.R bem sucedida com Cuellar, passou a jogar mais de segundo volante e o Cuellar ali de primeiro volante, na posição que o atual treinador já disse que ele não joga. Não deve ter assistido jogos da Colômbia. Talvez. Isto resolveu o meio do Flamengo, ao menos o buraco defensivo. E em um belo lançamento, Ronaldo alcançou seu amigo ex-sub20 Cafú, que dominou a bola, girou para trás e tocou pro outro ex-sub20 Vizeu, que fez uma bela finalização ao gol. Flamengo 1 x 0, um tanto imerecido pela falta de jogadas a gol do Flamengo.

Ronaldo então, inebriado pelo sucesso, passou a fazer belos lançamentos, a jogar com autoridade pelo campo. Cuellar centralizou a saída de bola e o Flamengo terminou bem o primeiro tempo.

Veio o segundo tempo. Paquetá entra no lugar do Mancuello. E em que pese sua boa movimentação, não conseguia dar sequência as jogadas. Zé Ricardo quis agitar o campeonato e resolveu colocar Cirino, o "Chama-Gol" no lugar do Cafú. Mal entrou fez juz ao apelido. Em cruzamento pela direita, Cirino, marcando o atacante, não sobe junto com ele e permite o cabeceio livre na meta do bom goleiro Thiago. Flamengo 1 x 1 Volta Redonda. Resultado justo. Zé Ricardo faz sua substituição indefectível, colocando Damião no lugar do Matheus Sávio para dar mais volume no ataque e ter mais gente para cabecear na tática numero 1, os cruzamentos na área. Mas, paradoxalmente, cessaram os cruzamentos. Em duas boas jogadas pelo meio, tanto Vizeu como Damião perderam oportunidades para ampliar. Volta Redonda pressionou nossa meta, conseguindo várias jogadas, bem anuladas por Donatti, em boa atuação, mostrando que tem vaga no time titular, inclusive fazendo bons lançamento com direção, ao contrário daqueles de seu companheiro hoje titular, o Vaz. Leo Duarte fez uma partida bem insegura no primeiro tempo, melhorando um pouco no segundo tempo.

Enfim, não dá para avaliar tanto a parte tática de um time B/C desentrosado. Fica complicado exigir isto de técnicos e jogadores. Mas o time, ao menos, mostrou vontade e buscou, mesmo que confuso e atabalhoado, a vitória. Enfrentou um adversário interessante, bem treinado com alguns jogadores razoáveis. Bom teste. Serviu para ver alguns jogadores em ação, que saíram direto do freezer que Zé Ricardo os condenou.