sábado, 25 de março de 2017

Curtinhas



Flamengo x Vasco

Amanhã o Flamengo disputa mais um amistoso de luxo em um dos estaduais mais deficitários do Brasil. O campeonato “nota 11” consegue ser ainda pior do que versões anteriores e agora os vencedores da Taça Guanabara e Taça Rio precisam jogar uma nova semifinal ao invés de já disputarem a grande decisão. Lamentável!

Dito isso, jogo contra o Vasco, independente da competição, tem que ganhar! O Zé Ricardo deve manter a escalação do último jogo, talvez com o Damião no lugar do Vizeu. Jogo para vermos um pouco mais de Rene, Paquetá, Vizeu e Berrio. Vamos ver se no clássico o time jogará mais com a bola no chão, evitando lançamentos longos dos zagueiros e infinitos cruzamentos improdutivos na área.

Rafael Vaz

Sei que o assunto é polêmico e muitas possuem opiniões fortes a respeito, mas para mim vestiu rubro-negro, ganhou a minha torcida! Não caio nessa de que o Flamengo “não vai ser campeão com o Vaz na zaga”. Por que não?

O Corinthians foi campeão da Libertadores com Jorge Henrique e reza Alessandro. O Cruzeiro bicampeão brasileiro com Egídio na lateral esquerda. O mais importante nesse momento é o fator coletivo.

Antes do Vaz e do Rever chegarem ao Flamengo, lembro de sermos uma das defesas mais vazadas do campeonato, cada escanteio na nossa área era um Deus nos acuda e tínhamos que conviver com as presepadas de Wallace, César Martins e cia.

Evidente que o Vaz possui defeitos e cabe a ele e ao Zé Ricardo se atentarem e corrigirem. Um recuo como o que foi dado contra o Universidade Católica e inadmissível e pode nos custar um campeonato. Mas em relação aos fundamentos defensivos, acho o Vaz um zagueiro de razoável para bom, encaixou bem com o Réver e isso conta muito. Já vi muita dupla de zaga com jogadores de nome, mas que simplesmente não dava certo. Não dava “liga”.

Divisões de base

Muitos não concordam, mas neste ano vejo o Flamengo dando boas oportunidades aos jovens da base. Sei que outro dia saiu um gráfico do Footstats mostrando o Flamengo como um dos clubes grandes que menos utilizou a base neste início de ano, mas é preciso pensar em alguns fatores.

Nossos principais destaques da base estavam disputando o sulamericano sub-20 pelo Brasil. Vizeu, Paquetá e Matheus Sávio, assim que voltaram da seleção, estão aproveitando suas chances e os três jogadores já marcaram gols nessa temporada.

Outro ponto importante é que o Flamengo, assim como o Palmeiras, já possui um time base pronto. O Flamengo perdeu o Jorge (que inclusive era da nossa base) e o Palmeiras o Jesus, fora isso os principais destaques de cada time permaneceram.

Os times que mais estão aproveitando a base são os times que passam por grandes reformulações no departamento de futebol e não possuem dinheiro para investir pesado no mercado, por esse motivo optam pela base, mais por necessidade do que por opção.

Claro que dá para se discutir se jogadores como Ronaldo e Leo Duarte poderiam estar recebendo maiores chances, mas em um contexto geral, diferente de outros anos, vejo a base sendo razoavelmente aproveitada.

Maracanã

Desapega Flamengo.


SRN e um ótimo final de semana a todos!