terça-feira, 21 de março de 2017

Craque o Flamengo faz em casa. E depois?



SRN, Buteco!

Ao longo do tempo, se tornou comum ouvir a frase “Craque o Flamengo faz em casa”.

Pintada em um dos muros da sede da Gávea, se tornou um bordão e ao mesmo tempo um dos orgulhos do clube.

Em toda grande conquista do clube, defendiam o time principal jogadores oriundos das divisões inferiores do clube, e, não raro, eram destaques do time.

Mas as mazelas financeiras do clube ao longo dos anos foram dilapidando, envelhecendo e depreciando a sua estrutura física e as suas tradições e convicções históricas.

A fonte que produziu Zico, Junior, Leandro,Andrade, Mozer, foi secando.
Quer dizer, secar não secou, passou a produzir mais nada tão precioso.

Foram tempos de Vinicius Pacheco, Diego Mauricio, Bruno Paulo, Bruno Mezenga, Tomas, Pedro Beda, Paulo Sergio, e o emblemático Fabiano Oliveira, dentro outros.
Jogadores que deram pouco retorno ao clube, a maioria prejuízo .

Em virtude dessa decadência na produção, era inevitável que se mudasse a filosofia em relação às jovens promessas. Pouco se aproveitava porque, na realidade, o nível era baixo, para o que se esperava de uma categoria de base tão tradicional quanto a do Flamengo.

O Flamengo passou de clube formador a clube comprador ( o que, como todos nós sabemos, não significou qualidade, na maioria das vezes...)

Com a recuperação financeira do clube, começa a mudar o panorama.
Foi feito investimento em estrutura, o nível de qualidade para ingressar nas divisões de base rubro negra subiu, e passamos a trazer destaques da times menores para reforçar e ampliar a geração de atletas.

E, em pouco tempo, já começa a surgir algo novamente. Leo Duarte, Thiago, Paquetá, Vizeu .... e, naturalmente, Jorge.

Fica evidente que mudou o patamar, já se pode notar que começa a surgir bons valores novamente, com expectativa real de aproveitamento no time principal.

Diante desse quadro, fica a pergunta: o que será feito desses jogadores? É simplista demais a explicação que o treinador não gosta de dar chance aos garotos da base, ele próprio oriundo de lá.

No momento, contamos simplesmente com a maior promessa surgida no futebol brasileiro desde Neymar.


O Flamengo precisa reaprender a olhar e aproveitar os jogadores formados no clube.E rápido.