quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Flamengo 3 x 0 Macaé - Dia de Mancuello e Guerrero

Foto: Gilvan de Souza
E Flamengo cumpriu sua obrigação e venceu bem o fraquíssimo time do Macaé por 3 x 0 em noite inspiradíssima de Mancuello e Guerrero. O argentino dominou seu setor de campo, atuando com desenvoltura, inteligência e bons passes, se aproximando bem do sempre eficiente Diego, mostrando a todos o motivo de sua contratação junto ao Independiente e nos fazendo questionar porque diabos o Zé Ricardo preferiu encostá-lo no banco durante boa parte do campeonato brasileiro, sendo preterido por jogadores que prefiro nem citar. Talvez o novo auxiliar do atual treinador tenha ajudado a enfiar um pouco de bom senso neste sentido, quem sabe? Enfim, deixa Mancuello jogar, Zé. Quanto mais joga, mais entrosado e confiante fica, e rende mais e melhor. Tem jogador que não adianta jogar mais porque o péssimo futebol encontra seu limite. Vocês sabem dos "quems" estou falando. Mas, infelizmente, todo treinador tem seus perebas para chamar de "seus". 

Enfim, e o Guerrero? Parecia que estava jogando pela seleção do Peru. Nunca o vi tão à vontade em campo. A contratação do bom lateral Trauco deve ter ajudado, junto com uma maior qualidade em campo com Diego e Mancuello. Fez até gol, mal anulado por uma arbitragem com péssimos problemas na visão.

Mas o Flamengo começou bem mequetrefe. Linhas distantes, ataques em espasmos, tudo lembrando o Flamengo de final de 2016. Algumas boas jogadas e só. Até que veio a parada técnica. Infelizmente não a teremos nos campeonatos que importam (desculpe Melo). E o Zé Ricardo conversou com o elenco e arrumou o time. Fiquei até emocionado. Sabem que não espero muita coisa deste treinador. Enfim, o Flamengo passou a jogar como Flamengo deve jogar, e pressionou o Macaé querendo, agora sim, ganhar o jogo efetivamente. O Macaé contava com um bom goleiro. Que se posiciona bem, tem elasticidade, domínio da posição, foi seu destaque. Acho que o Flamengo poderia colocá-lo na lista de observáveis visto a lacuna que tem em seu elenco atual nesta posição.

Diego cavou um penalti. E gol. Merecido. Depois o felizardo Aislan marcou um gol contra pro Flamengo, em cruzamento de Mancuello. O terceiro gol foi feito pelo Arão, em também cruzamento de Mancuello. Enfim, o Flamengo dava gosto de ver, embora enfrentando um sparring. Precisamos ter o Flamengo enfrentando um time de verdade para saber de sua capacitação atual para Libertadores. 

Até que Everton, que fazia uma partida de acordo com seu futebol, foi mal expulso pela arbitragem, no momento em que o Zé Ricardo brincava de professor pardal e colocava Cuellar no lugar do... Romulo? Arão? Não. Mancuello. Não entendo realmente a estranha relação do Zé Ricardo com Cuellar. 

O time ficou estranho. Cuellar pareceu no início meio 'desposicionado', junto com Arão e Romulo. Aí o Zé Ricardo deu o tiro de misericórdia na organização do meio de campo x ataque, ao tirar Diego e colocar Rodinei. Talvez pensou no Arão fazendo este papel mais adiantado, não sei dizer. Ou quis testar um padrão "block" no meio de campo quando o time precisar segurar placar. Cuellar ao fim, jogou mais junto ao Romulo.

Enfim, ganhamos de 3 x 0. Bom resultado. Boa vitória. E vamos que vamos porque o ano apenas começou.