segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Fla 100% no Sábado de Carnaval

Salve, Buteco! O Mais Querido é 100% em jogos oficiais na temporada 2017 e está na semifinal da Taça Guanabara, quando no próximo sábado enfrentará o tradicional rival Vasco da Gama. Nas redes sociais e neste espaço circulam os mais diversos argumentos para explicar a campanha. Via de regra, há um consenso segundo o qual o time ainda não apresentou um futebol plenamente convincente, muito menos "a tal da compactação" que os times melhor armados taticamente exibem no futebol moderno. A partir daí surgem as divergências: enquanto há quem diga que o quadro é absolutamente normal em início de temporada, inclusive porque no Brasil não há quem esteja "tinindo nos cascos" entre os times grandes, outra parcela da torcida se preocupa com a Libertadores da América e o difícil grupo que o Flamengo integra.

Ou seja, para uns a melhora do time é apenas questão de tempo, enquanto para outros a questão tática preocupa na Libertadores.

***

Ontem, em Volta Redonda, contra um Madureira até então também 100%, no primeiro tempo o Flamengo conseguiu dominar territorialmente o adversário, mas não envolvê-lo com um futebol de passes e jogadas bem articuladas. Ao contrário, nesse fundamento pareceu errar mais do que o costume, e o gol de Diego saiu em uma jogada que para mim mostrou oportunismo: no espaço que o zagueiro Madureira ocupava antes de ser expulso o nosso maestro encontrou o caminho para mandar a bola no ângulo e abrir o placar.

O Madureira ameaçou reagir mesmo com um a menos, tendo a trave nos salvado, mas após o gol de Guerrero o tricolor suburbano desmoronou mentalmente e o Flamengo cuidou de construir uma confortável goleada contra o adversário com um a menos em campo. Destaque, é claro, para o golaço de Lucas Paquetá, a quem faço votos para que consiga se firmar no elenco profissional. Por sinal, o teste tático foi interessante e naquele momento o Flamengo formava um 4-1-4-1 com Mancuello e Paquetá jogando como meias internos, enquanto Gabriel e Everton se posicionavam abertos pelas extremas, todos compondo a segunda linha de quatro.

Também digna de nota foi a autêntica jogada de ponta feita por Felipe Vizeu no gol de Mancuello, fundamento (movimentação) que o jovem atacante ainda não havia mostrado no profissional.

***

Falando em testes e como comentei na sexta-feira no post do meu amigo Luiz Mengão Eduardo, o Flamengo pode não ter jogado uma partida vistosa contra o América/MG no Bezerrão, mas considero importantes os que Zé Ricardo vem promovendo. Se ainda não ajustou o time taticamente, nosso treinador tem se mostrado mais flexível do que em 2016, ao menos nesse início de temporada. O mais difícil é encontrar uma fórmula que dê liberdade para os jogadores se movimentarem na frente em coordenação com uma recomposição defensiva eficiente.

Por enquanto os times do Flamengo que têm ido a campo ainda estão excessivamente presos à rígida concepção de pontas fixos, o que possivelmente explica o alto número de cruzamentos e a escassez de jogadas articuladas com trocas de passes. Ontem não foi exceção: novamente o time abusou dos cruzamentos para a área. Falta movimentação harmônica que aproveite de forma objetiva o alto índice de passos certos que a equipe normalmente apresenta. O discurso é bonito, mas a prática não é nem um pouco fácil.

***

Se o Flamengo ganhar do Vasco e, projetando uma final de Taça Guanabara, do Fluminense 100%, certamente haverá quem não se convença em razão da má-fase da equipe cruzmaltina, egressa da Série B do Campeonato Brasileiro, e também pelo fato do Fluminense ainda não ter jogado à vera em 2017, contra adversários fortes ou em boa-fase. No campo da retórica, sempre haverá espaço para o contraponto. É inegável, contudo, que na prática clássicos regionais nunca foram fáceis e tendem a servir como um bom "esquenta" para a Libertadores.

A verdade é que só saberemos se o Flamengo estará pronto para o maior desafio sul-americano durante o curso da competição. Até lá, o jeito é curtir o time em campo e torcer para o Sábado de Carnaval ser rubro-negro, além do Zé Ricardo achar "a tal da compactação". Sim, filio-me à corrente "preocupados com a Libertadores", mas com a serenidade de quem começou 2017 com expectativas reduzidas no quesito e sem deixar de curtir os bons momentos que o futebol proporciona.

***

Quarta-feira tem Ceará no Castelão com o Mais Querido já classificado para as quartas-de-final da Primeira Liga. Que time você mandaria pra campo? E como você vê o Mengão 100%? Sucesso absoluto ou ainda tem o que provar? A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.