segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Uma noite de futebol

Obrigado Gustavo por emprestar a coluna para eu fazer um breve relato sobre a partida de ontem, espero corresponder a altura. Grande Abraço!



Logo após a vitória contra o São Caetano, descubro que o Fla jogará a próxima etapa da Copinha novamente em Osasco, cidade relativamente perto de Barueri, e resolvo me aventurar para acompanhar os garotos do Ninho, em especial o tão comentado, Vinicius Jr.

Como todo bom jogo de futebol no interior, chego nas proximidades do estádio e já encontro barraquinha vendendo pernil, dogão, linguíca, um varal de camisetas e bandeiras piratas do Flamengo, muitos vendedores ambulantes e só não tinha cambista por que o jogo era gratuito.

O estádio (looonge de ser uma Arena), apesar de acanhado, era bem arrumadinho e assim como muitos outros, finalmente pode acompanhar a força da Nação. 80% da arquibancada era formada por rubro-negros e a meia duzia de cruzeirenses presentes no estádio ocupava o espaço atrás do gol em que o Flamengo atacou no 2º tempo.


A Nação de Osasco e proximidades não parou um minuto de cantar! Tinha espaço para os cantos mais clássicos e para os novos hits da arquibancada também. Diferente desses jogos sem graça do estadual, no jogo de ontem teve tudo que uma partida de futebol deveria ter:

Teve cachorro na arquibancada, cerveja na lata sendo vendida dentro do estádio, juiz sendo homenageado, briga entre dois torcedores (que foi logo apaziguada), muitas famílias, jogador adversário fazendo gol e indo provocar a torcida e é claro, gol no final e MUITA emoção!



É nítido o talento do time e parece ser uma geração que ainda dará boas alegrias ao Mengão. Taticamente a equipe é bem postada dentro de campo e tirando alguns vacilos pontuais, o sistema defensivo é um dos pontos fortes da equipe.

Gostei bastante da dupla de zaga, em especial do capitão Dener, do lateral direito Kleber (chamado de Torozinho pela torcida), do Jean Lucas, autor do primeiro gol e é claro do Vinicius Jr.

Vicinius Junior é bola! É um jogador que naturalmente virou referência do time e parece já saber que os holofotes estão todos voltados a ele. Possui uma marra tão grande quanto o seu futebol e em muitos momentos opta por jogadas individuais em situações que o mais simples era ter tocado a bola para algum companheiro de time.

É natural da idade que o jogador aproveite competições televisionadas como a Copinha para "se exibir", só não pode começar a achar que joga mais do que sabe ou querer ser maior do que o clube. É um jogador com futuro bem promissor, mas que não vejo necessidade de subir para o profissional nesse momento.

É importante que o clube tenha consciência do jogador diferenciado que possui em mãos, mas eu cuidaria para que a transição do garoto para os profissionais ocorresse somente em 2018.

Independente do Vinicius, você percebe que o perfil do jogador da base mudou e hoje o Flamengo me parece mais preparado a fornecer bons valores para o time profissional, só é preciso trabalhar melhor essa etapa de transição e entender como o Zé Ricardo pretende utilizar os jovens recém promovidos.

Foi uma bela noite de futebol, como há muitos anos não vivenciava.

Parece que as quartas de final serão disputadas em Barueri, quem sabe quinta-feira não tem mais?

Uma boa semana a todos e SRN!

Algumas outras fotos do jogo e da Nação: