quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O Contrato



Hoje se votará no Conselho Deliberativo o tal famoso contrato com a Globo referente as transmissões do carioquinha e Primeira Liga. O Flamengo, em uma postura independente em relação aos seus rivais minúsculos, retardou a assinatura do contrato, negociando melhores condições, buscando, principalmente, desvincular sua receita da difamada e asquerosa FERJ.

Aparentemente, segundo reportagens vinculadas, conseguiu em parte. O dinheiro da Globo passaria direto para o Flamengo, sem a intermediação da FERJ e seus arbitrais bizarros e usurpadores do dinheiro alheio. Segundo estas matérias, será um bom dinheiro, embora não à altura que o Flamengo mereça visto a proporção entre seu tamanho e dos demais. Mas a Globo assinou primeiro com os anões. E os anões, parece, têm um gatilho em seus contratos que faria a Globo igualar a maior quantia paga para todos eles. Espertos os anões. Estão juntos nesta pois sabem à altura que têm e o tamanho desproporcional do Flamengo. 

A FERJ, uma Federação não-transparente, que o sistema do futebol brasileiro impõe aos clubes do Rio, embora como instituição seja uma desgraça promovendo campeonatos cada vez piores, se comporta como Produtora e não facilitadora de competição. E como Produtora quer a maior parte do lucro e da renda para si, como se os clubes fossem propriedades dela, em total inversão de valores. Os clubes, endividados, precisam do auxilio econômico da FERJ, e os dirigentes ficam logo amigos e aliados do presidente da Federação. Menos o Flamengo, único clube do Rio que fez o dever de casa e entrou em processo de saneamento econômico e administrativo. Flamengo se paga. E isto logo trouxe a inimizade da Federação, acostumada a limpar a sola do sapato na cara dos dirigentes que a adulam.

Flamengo, portanto, está sozinho. Não tem aliados. A CBF é presidida por um senhor acusado de corrupção extrema e é, por sua vez, vinculada à FIFA, outra instituição reconhecida pela corrupção desenfreada de seus dirigentes.  Enfim, o futebol é um esporte que parasitas trevosos se instalaram em busca de poder e dinheiro através de regulamentos feitos sob medida para assaltarem os clubes.

E nós, torcedores, estamos nesta. Torcendo por nossos clubes em meio a este mar de lama nauseabundo. E por torcer por nossos clubes queremos ele bem. E o que é o Flamengo bem neste momento? Fora da transmissão do campeonato carioca e com isto perdendo visibilidade para seus patrocinadores atuais e potenciais? Perdendo faturamento de PPV?  Perdendo a chance de vincular propaganda de ST´s ou outros programas de arrecadação do Flamengo em meio às transmissões?

Ou o melhor do Flamengo agora é avançando um pouco mais, mesmo nesta luta solitária? Faturando em tese mais que os outros anos e, principalmente, quebrando um paradigma em termos de receita, recebendo-a diretamente da Globo ao mesmo tempo que continua a luta para angariar receitas de placas de publicidade que sem televisão não existiriam de qualquer maneira?

É fácil pensar em termos de quixotismo e a luta contra moinhos de vento. É romântico. Mas o futebol é real. Clubes precisam faturar, precisam se mostrar ao público e oferecer a patrocinadores uma segurança de visibilidade. Ficar solto ao léu, disputando pretensos amistosos sem garantia, faria do Flamengo um clube em que a pré-temporada antes do Brasileiro se tornasse imprevisível. Flamengo irá disputar a Primeira Liga, deve garantir uma boa soma na transmissão também, e junto com a receita do contrato com a Globo, mesmo que não pareça ideal ou satisfatório para o potencial atual do clube, certamente será uma boa soma e atenderá suas necessidades de visibilidade e transmissão. Lembrando que a maioria dos torcedores do Flamengo são de fora do Rio. Um Flamengo cada vez mais forte vai se construindo passo a passo.

PS1: A destacar as ótimas atuações de Cuellar e Diego no amistoso entre as seleções do Brasil e Colômbia. Cuellar dominou o meio de campo da Colômbia com passes precisos, movimentação e posicionamento, mostrando o enorme desastre que é a manutenção de Marcio Araujo na equipe titular do Flamengo e o quanto é mal compreendido por um iniciante monotemático, limitado e possivelmente paneleiro. Diego, com passes rápidos, liderança, e visão de jogo foi destaque na seleção. Arão teve boa atuação e Jorge, discreto. Enfim, mostrou que o elenco do Flamengo é qualificado e precisa urgente de um treinador de nível equivalente.

PS2: Godinho foi conduzido à prisão na Operação Lava-Jato, pelo período em que trabalhava para o Mister X, o Eike Batista. Terá como se defender e tentar se livrar da prisão. Enquanto isto o Flamengo deve procurar outro VP de Futebol. Não fazia sentido afastar o Godinho antes porque alguém o associava a Lava-Jato, Flamengo não é Judiciário. Mas agora tem uma razão. Valeu Godinho, pela dedicação ao Flamengo neste período. Agora cabe ao Flamengo escolher outro VP de Futebol, que pelo perfil que o noticiário costuma fazer da atuação do Godinho frente ao Departamento, tem que ser um bom negociante.