domingo, 29 de janeiro de 2017

Estreia com pé direito (e cabeça afiada)



Depois de uma semana conturbada, nada como uma boa vitória para trazer um pouco de paz ao grupo e principalmente ao Zé Ricardo. Se os tropeços na pré-temporada não significavam que tudo estava perdido, a goleada de ontem na estreia do estadual também não pode ser motivo de muita empolgação.

Mais do que comemorar a gorda vitória sobre o modesto Boavista do papai Joel, foi importante ver alguns de nossos novos reforços em ação, além de alguns testes necessários como a entrada forçada do Adryan (Everton foi desfalque de última hora devido a um piriri) e a utilização do Rodinei mais avançado.

Romulo, apesar de estar nitidamente abaixo fisicamente dos demais, não comprometeu e com o tempo deverá ter melhor entrosamento com o Arão. Diferente da dupla com o MA, onde o inominável joga mais recuado, achei que o Romulo e o Arão jogaram praticamente na mesma linha, revezando nas subidas ao ataque.

Trauco fez uma excelente estreia e logo no primeiro jogo apresentou o seu cartão de visitas. Um gol e duas assistências. Acredito que fará uma boa dupla com o Everton, já que o brasileiro preenche bem a lateral e pode cobrir os avanços do peruano, que não é tão bom defensivamente. Inclusive em alguns momentos da partida o Everton pode trocar de posição com o Trauco e confundir a marcação adversária.

Outro ponto positivo é o entrosamento com o Guerrero. O lateral peruano procura o nosso camisa 9 constantemente, fazendo inclusive com que o futebol do Guerrero suba de produção. Belos gols de cabeça do general na partida de ontem!



Adryan foi outro que não comprometeu e demonstrou estar a fim de jogo. Arriscou alguns chutes e tentou tabelar com o Trauco e Diego enquanto esteve em campo. Rodinei entrou muito bem e além de uma bela assistência, contribuiu muito pelo lado direito, fazendo o papel que esperávamos do Cirino e imaginamos que seja desempenhado pelo Berrío.

Gosto dos dois testes e vejo Adryan e Rodinei mais “prontos” do que Matheus Sávio, Cafu e Paquetá, principalmente se formos pensar em Libertadores.

O Mancuello ainda está tentando se adaptar a posição e em alguns momentos ainda fica perdido dentro de campo. Fora isso, é um jogador muito interessante, que possui boa bola parada, arrisca chutes de fora da área e ajuda a povoar a área em alguns momentos.

Aliás, tanto o Mancu quanto o Diego, são meias que gostam de entrar na área e podem ajudar o Guerrero a não ficar muito isolado, principalmente fazendo volume na grande área adversária nos cruzamentos do Trauco e Pará.

O ponto fraco da equipe foi o Arão e a dupla de zaga. O volante aparenta estar muito disperso e desligado do jogo. Errou alguns passes bobos, não foi bem na marcação e está longe de ser o Arão, que fez com que ele fosse eleito um dos melhores jogadores do Brasileirão do ano passado.

Já a zaga cometeu alguns erros infantis na marcação e teve dificuldades na saída de bola, principalmente o Rever. Aparentemente o Vaz saiu machucado e já é dúvida para o próximo jogo.

Para quem acha o Zé Ricardo sem criatividade e “monoesquema”, vi o time começando o jogo em um 4-2-3-1 clássico e em alguns momentos da segunda etapa jogando praticamente em um 4-4-2 com Diego e Guerrero na frente e Mancu e Rodinei dos lados.

Foi o primeiro passo de uma temporada que promete. Mesmo com todos os defeitos que podemos encontrar, vejo o Flamengo forte para a temporada. Temos tempo suficiente para deixar esse time pronto para a nossa estreia na Libertadores em Março.

Que o Carioca continue servindo para darmos ritmo de jogo ao time principal, realizarmos alguns testes como as utilizações hoje de Adryan e Rodinei, além de algumas variações táticas que devem ser testadas.

Um bom domingo a todos e que seja o primeiro passo de uma temporada bem vitoriosa.


SRN e grande abraço!