terça-feira, 31 de janeiro de 2017

2017, Aí Vamos Nós!


 Boa Tarde Buteco, Feliz Ano Novo! É... volto de férias neste momento, mas e o Flamengo? Quando começa o ano de verdade? Não adianta tentar convencer a ninguém, penso que esta sensação é muito pessoal. Influenciável, obviamente, mas pessoal. Muita coisa acontece, aconteceu já neste ano e isso pesa, mais fora de campo do que dentro dele como pudemos perceber por este 2017 aceleradíssimo! Todos esperamos que seja um bom ano é só o time poderá confirmar.

Para boa parte da torcida, 2017 se iniciou nos amistosos, que são meros testes e onde pelos resultados o time não foi bem, mas não importa, a bola rolou é o Flamengo tem que vencer! Que seja sempre assim! Mesmo que seja necessária certa paciência por conta do nível de concentração, nível do adversário, do objetivo a ser atingido para cada jogo de início de temporada, treino. Saindo do muro, os amistosos não foram nada além de meros treinamentos.

O campeonato estadual também é um mero treinamento e assim deve ser pensado, como preparação para o restante da temporada. Vencendo, melhor. Temos obrigação de lutar até o fim de qualquer competição, futebol é imprevisivelmente maravilhoso por isso, nem sempre o mais forte sai de campo vencedor. O Carioqueta é um treino de luxo, uma pré-temporada estendida. Não serve pra nada, só pra desgastar ou comemorar algo que se esquece em dois dias.

Não significa que não tenha ficado feliz ao ouvir “Flamengo 4x1 Boavista”, como já disse, vencer é ótimo. O mais importante foi ouvir dos amigos que temos mais opções de jogadas, de elenco, que o treinador consegue enxergar em mudanças estratégicas dentro das partidas com as peças existentes no elenco. A entrada de Rodinei na segunda linha, em revezamento com Pará só foi possível pela visão do treinador (que não se enganem, não é bobo) e pela limitação de opções no banco no estadual (sete jogadores, na Libertadores também será assim), ao contrário do Brasileiro que permite 11 atletas no banco de reservas.

Teremos mais uma partida amanhã e o primeiro jogo da temporada para mim será contra o Grêmio dia 08/02. Clássico, duas equipes que jogam a Libertadores, que vão se testar. Depois dessa partida tem Flamengo e Botafogo, na mesma situação (dia 11/02). Hora de rodar o elenco, preparar pra toda uma temporada que se prevê desgastante, principalmente nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, os meses finais, onde partidas decisivas em sequência podem afetar o desempenho em competições paralelas. Não pensem que não afetará, pois afetará decisivamente.

Num segundo semestre com Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e a Primeira Liga o elenco será posto a prova, testado todo o planejamento, se foi correto ou não. Não será no Carioca que isso acontecerá, mesmo jogando clássicos, que são importantes parâmetros de evolução da equipe. E ninguém gosta de perder clássico. Estou no aguardo do desempenho e do que mostrará o Flamengo nesses jogos pontuais, os clássicos e a Libertadores no 1o semestre e no Brasileiro, que é o campeonato mais importante.


O campeonato mais importante é aquele onde há previsibilidade e com 38 rodadas, o Brasileiro deve ser o foco em 2017. Os outros são bônus, não obrigação, mesmo que joguemos para vencer e vamos torcer por isso! As tais contratações pontuais vieram e destas 3 foram sem despesas de contratação. Vejamos se será o suficiente. Particularmente creio que falte um lateral esquerdo e outro atacante, talvez mais um zagueiro (ou outro zagueiro). Enxergo o elenco qualificado e veremos como se dará a preparação pra este ano. De toda forma, na torcida, como sempre, Vamos, Flamengo!