segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Libertadores 2017

Bom dia, Pessoal. Enquanto a Diretoria não anuncia oficialmente os reforços, ainda que alguns órgãos de imprensa de grande credibilidade tenham divulgado o acerto com importantes atletas eu vou aguardar um pouco para analisar o elenco que o Flamengo terá no início da temporada 2017, a qual promete ser um pouco diferente das demais pelo "esticamento" da Libertadores até o segundo semestre, coincidindo com a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A primeira conclusão óbvia que se tira a partir da simples análise abstrata do calendário é que um time como o Flamengo, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro/2016, precisará de um elenco ainda mais forte do que o que contou na temporada que acaba de se encerrar, já que existe a possibilidade, nada remota, de avançar na Copa do Brasil (para a qual o Flamengo está classificado a partir das oitavas-de-final), disputar a fase eliminatória da Libertadores (oitavas-de-final em diante) e ainda o Campeonato Brasileiro de pontos corridos, tudo simultaneamente.

Esse contexto exigirá do treinador e de sua comissão técnica a fixação de critérios apurados não apenas para a definição do time titular, como também para a famosa "rodagem do elenco", encontrando alternativas táticas e sabendo utilizar as peças, de modo a evitar contusões e mantendo a competitividade nos três campeonatos.

A primeira pergunta que faço a vocês, diante do elenco atual, considerando que o único anúncio oficial de reforço foi o do lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco e que, desse modo, nenhum dos outros nomes ventilados pode ter sua vinda considerada certa, é quais posições priorizariam para reforçar a equipe?

***

Analisando a lista dos times já classificados para a Libertadores da América/2017, é possível constatar a presença, seja desde a fase pré-classificatória, seja já na fase de grupos, de ex-campeões com muitos títulos como o Olímpia do Paraguai (3), Peñarol (5) e Nacional (3) do Uruguai, bem como do Estudiantes de La Plata (4) e do River Plate (3) da Argentina, mas tudo indica que a maior força na atualidade vem da Colômbia e é o Atletico Nacional de Medellín (2), atual campeão. Com a definição dos últimos representantes colombianos já temos a lista completa dos participantes.

Vocês preferem que o Flamengo seja sorteado para um grupo com adversários mais fracos ou entre desde logo em ritmo de competição em um grupo mais forte, composto por adversários tradicionais e/ou de qualidade/mais fortes? Vejam aqui os potes e possíveis combinações.

Aproveitando o embalo, digam quais são suas reais e sinceras expectativas para a Libertadores/2017.

Bom dia e SRN a tod@s.