segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

LaMia Voo 2933

Toda essa tragedia que aconteceu me levou de volta aos quase 10 anos em que trabalhei na aviação comercial e todo um processo foi retornando a minha mente por ser exatamente a função que eu fazia, que era Despachante Operacional de Voo (DOV).Vou tentar explicar pra voces, dentro de tudo o que eu li desse terrível acontecimento, como funciona e quais seriam os procedimento a ser percorrido.Toda aeronave precisa ter um plano de voo aprovado antes de decolar. Dentro dessa documentação nos fazemos a meteorologia em rota, altitude a ser voada, peso e balanceamento incluindo combustível e carga, peso máximo de decolagem e pouso e "OS ALTERNADOS" para aquele trecho ate seu destino final. Fazemos um MISSION FLIGHT PLAN/BRIEFING com o comandante mostrando a ele qual o vento de rota, altitude a ser utilizada, o combustível MINIMO necessário para o trecho e os ALTERNADOS (aeroportos). Tendo em maos essas informações o piloto decide com quanto de combustível ele vai abastecer a aeronave, se por exemplo ele vai fazer um trecho GIG/GRU, Rio/ Guarulhos e as condições de Guarulhos não esta muito favorável, ele vai ter algumas alternativas em maos, ele podera optar em pousar em VIX (Vitoria), CNF (Confins BH) ou ate mesmo retornar ao Rio, sem esquecer que ele poderia optar em pousar em Viracopos (Campinas), mas devido a proximidade de GRU, talvez as condições de meteorologia seja a mesma de GRU, então ele faria o que, ele escolheria um desses alternados, caso esgotasse seus 30 minutos de espera no ar, ele ainda teria mais do que o suficiente tempo pra fazer um desses alternados.



Voltemos agora ao voo 2933 da Lamia.
O percurso de Santa Cruz de la Sierra ate Medelin e de 2,975 km em linha reta e a autonomia da aeronave era de 3,000 km ou seja, um voo de aproximadamente 4:20 e 4:30 horas ele precisaria ter mais 30 minutos de voo ALEM dos alternados que daria o suficiente com calma pra ele fazer cumprir qualquer emergencia.
O que aconteceu foi, o trecho era de 2,975, a aeronave tinha 3,000 de autonomia, apenas o insignificante numero de 25 km de resto.
O consumo de uma aeronave depende de alguns fatores importantes, o vento de rota e a altitude, um nível de voo mais alto, menos consumo de combustível, um vento contrario ocasiona maior arrastro, consequentemente maior consumo.



Vamos idealizar que vamos fazer uma viagem de carro longa e que precisamos saber onde teremos um hotel pra descansar, um restaurante pra comer e um posto de gasolina pra reabastecer. Quem nunca viu aquelas placas avisando, "Proximo posto a 400 quilômetros" por exemplo, se voce pegar aquelas estradas no deserto americano, se o cara tiver um v8 e ele não levar um alternado(galões extras) ele vai ficar no caminho. Claro que com as devidas proporções, mas o exemplo  e valido.



Quando o DOV foi fazer o briefing com ele, ele não quis saber dos alternados, e o despachante tentou argumentar  que aquela decisão não era a correta, ele precisaria fazer um pouso em Bogota, mas o piloto retrucou dizendo que eles ja estavam atrasados 1 hora e que uma parada pra reabastecimento (ALTERNADO)+pagamento de direitos de uso dos aeroportos é um encargo grande para as pequenas empresas de aviaçãocustaria algo em torno de U$10,000. Ele sentenciou, "o voo vai sair bem, não preciso de uma parada extra."



O piloto tinha acabado de decidir em fazer um voo Kamikaze, um voo sem volta, onde uma decisão de não gastar alguns mil U$, custaria alem da sua propria vida a vida de outros 73 passageiros. Costumávamos dizer que um avião não cai, ele é derrubado e foi.



A tragedia do voo 2933 ficara pra sempre marcada na historia. O mundo do futebol parou, jogadores de todas as partes do mundo prestaram emocionantes homenagens e muitos clubes ja decidiram em não voar mais em empresas pequenas, em voos que não sejam de carreira. 



Alguns fatos importantíssimos precisam ser lembrados, nunca em tempo algum uma mobilização  tomou conta de maneira tao fulminante igual a essa tragédia. Em poucas horas varias equipes de ajuda ja estavam no local do acidente, era noite, chuva e de local de muito difícil acesso. O processo de resgate dos corpos, dos sobreviventes, da liberação, e do envio ao Brasil, de todo esse processo penoso, dolorido e traumático que contagiou o mundo todo com demonstração de carinho nos 4 cantos da terra.



Aos Colombianos, qualquer palavra de agradecimento sera muito pouco pra demonstrar tamanha solidariedade com tamanha tragédia. Demonstraram um amor incondicional, aquele amor sem pensar em troca, sem recompensa.



** *A minha intenção em fazer esse post foi tentar mostrar a vocês um pouco do mundo aeronáutico, de maneira simples dentro do possível  o que acontece nos bastidores antes de um passageiro entrar e sentar em uma poltrona de um avião. Sao muitos os envolvidos, serviço de comissaria, limpeza, carga, abastecimento e manutenção.



Forte abraco a todos e FUERZA CHAPE !



Estarei com voces depois das 4 da tarde depois que chegar do trabalho e poder esclarecer ou responder a qualquer outra duvida.




** Quero agradecer ao meu parceiro, irmão e co-fundador do Buteco do Flamengo, Gustavo Brasilia por ter emprestado por livre, expontânea coação a sua ja tradicional coluna das segundas-feiras.