quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Analisando os brasileiros na Libertadores 2017

Bom dia amigos do Buteco,

nesse final de ano sem futebol, ficamos nos entretendo com especulações  de jogadores que o Flamengo pode ou não contratar, quem vai sair, etc.

Até aqui de reforço definido e sacramentado, apenas o lateral esquerdo peruano Miguel Trauco, porém com ainda 2 semanas para o final das férias, temos tempo.

E como estão indo os outros brasileiros classificados para a Libertadores 2017 até aqui?



O Palmeiras é o que tem aparecido mais no noticiário, o que faz sentido pois são os atuais campeões brasileiros, são o clube do momento.

Trouxeram o meia venezuelano Alejandro Guerra, estão supostamente em negociações avançadas com o volante Felipe Melo além de terem contratados jovens como Raphael Veiga do Coritiba, Hyoran da Chapecoense e um dos destaques do último brasileiro jogando pelo Santa Cruz, o atacante Keno.

Porém me parece pouco enfatizado que apesar de todo esse investimento, eles perderam duas peças chave no sucesso obtido em 2016, o treinador Cuca, substituído pelo promissor Eduardo Batista, e o melhor jogador da equipe, o atacante Gabriel Jesus.

Vejo o Palmeiras forte mas no mesmo nível de 2016, até aqui.A chave pra eles será como o novo treinador se portará.

Um time que discretamente parece fazer excelente janela de contratações é o Santos.

Não perderam ninguém relevante do time do 2 semestre e adicionaram dois jogadores importantes para o ponto fraco da equipe, o bom zagueiro Cléber, antigo alvo do Flamengo, e o volante Leandro Donizete, ex Atlético MG (ainda não oficial).

Se o meia Lucas Lima voltar a forma de 2015, com um sistema defensivo melhorado e bons jogadores na frente, o Santos passa a impressão que pode fazer um ótimo ano de 2017 e ser um dos candidatos a vencer a Libertadores.

Outro brasileiro classificado para a edição 2017 do principal torneio sul americano é o Atlético MG, jogando sua quarta Libertadores consecutiva.

A equipe colecionou atacantes de nome em 2016 mas mostrou um time desequilibrado e problemas graves na defesa.

Até aqui parece ter caminhado na direção certa ao trocar o inconstante e previsível treinador Marcelo Oliveira pelo mais estabelecido dos treinadores da nova geração, o bom Roger Machado.

Além disso, contratou o zagueiro Felipe Santana, bom jogador mas que vem de muitas lesões, sem falar de outros menos votados como o lateral esquerdo Danilo Barcelos, ex América MG.

O Atlético ainda perdeu dois volantes, Junior Urso e Leandro Donizete, o que indica que a posição deve ser uma prioridade da equipe nessa próxima janela.

Vejo a troca de treinador como a grande sacada do Atlético para 2017, talvez com 2 reforços pontuais, um volante e um meia armador, possam fazer uma boa temporada, mas ainda tem trabalho por fazer.

O campeão da Copa do Brasil, o Grêmio, não fez nenhuma movimentação relevante no mercado até aqui, fora a renovação de contrato do treinador Renato Gaúcho e a chegada do volante Michel, do campeão da Série b de 2016, Atlético-GO.É pouco e imagino que até o começo da Libertadores o Grêmio ainda fará diversas movimentações no mercado.

O Botafogo fez a grande contratação do futebol carioca até aqui, trazendo o meia atacante Montillo, que estava no futebol chinês, e manteve o bom e promissor treinador Jair Ventura, além do meia Camilo, destaques da equipe na surpreendente campanha do brasileiro de 2016.

Porém perderam o ótimo goleiro Sidão, que foi jogar no São Paulo, e ficarão por mais alguns meses sem o goleiro Jefferson, que passou por nova cirurgia. Para suprir a lacuna na posição, o Botafogo contratou o goleiro Gatito Fernandez que fez bom brasileiro no gol do Figueirense.

O Botafogo ainda perdeu o bom lateral esquerdo Diego Barbosa, que foi jogar no Cruzeiro, e o atacante Neilton, contratado pelo SP.

Até aqui, apesar da contratação de impacto do Montillo, acho a janela do Botafogo ruim e vejo como improvável uma campanha longa na Libertadores.

O Atlético Paranaense é outro brasileiro classificado para a Libertadores 2017 e teve pouca movimentação no mercado até aqui. Vendeu o volante Hernani ao Zenir da Rússia e trouxe os veteranos Jonathan, lateral direito de passagem discreta pelo Fluminense, e o centroavante Grafite.

Parece pouco e o CAP é outro time que precisa de mais reforços para sonhar com uma boa temporada de 2017.

O último brasileiro classificado é a Chapecoense.Por motivos óbvios, será a equipe mais modificada e nem faz muito sentido fazer qualquer análise no momento pois terão que literalmente reconstruir o departamento de futebol do zero.

Até aqui, e sendo certo que temos muitos negócios ainda em andamento em todas as equipes, portanto esse panorama vai mudar até a Libertadores começar, vejo Palmeiras e Santos ligeiramente a frente do Flamengo que por sua vez também está um pouco a frente de Atlético MG e Grêmio, sendo esses os brasileiros que imagino terão chance de disputar o título sul americano em 2017.