sábado, 26 de novembro de 2016

Prioridades

Não, não vou falar sobre o inominável...



Na última quarta-feira, comemoramos os 35 anos da conquista do Flamengo da Copa Libertadores da América. Aquela foi a primeira de onze participações rubro-negras e, desde então, não passamos de coadjuvantes na maior competição continental. Isso para ser bonzinho. Conseguimos a proeza de sermos eliminados quatro vezes na primeira fase do torneio, recorde negativo entre clubes brasileiros. Algo a se pensar, visto que disputaremos a Libertadores no ano que vem.

1981 - final (campeão)
1982 - semifinal
1983 - 1ª fase
1984 - semifinal
1991 - 4ª de final
1993 - 4 de final
2002 - 1ª fase
2007 - 8ª de final
2008 - 8ª de final
2010 - 4ª de final
2012 - 1ª fase
2014 - 1ª fase
Participações do Flamengo na Copa Libertadores

A maioria dessas eliminações, principalmente as mais recentes, pode ser creditada a falhas no planejamento. Muitas vezes os comandantes do futebol escolheram dar prioridade ao campeonato estadual, vulgo Carioqueta, uma conquista sempre mais fácil para dar algo aos milhões de torcedores. Sempre tem uma final de turno entre duas rodadas sul-americanas ou uma despedida de um treinador. Depois de 81, vimos um São Paulo tricampeão, Grêmio e Inter com duas conquistas e até o Corinthians, tão gozado por ter sido campeão mundial sem vencer o torneio continental, ergueu o troféu em 2012.

Meu entendimento é: precisamos aprender a disputar esse tipo de competição. Adversários de escolas diversas, viagens, estádios com torcidas hostis, tudo isso é diferente. Isso não se dará de uma hora para a outra. Pode até ser que façamos uma boa campanha no ano que vem. Podemos até chegar ao título. O fundamental, no entanto, é levar a sério e priorizar.


Antes disso, temos uma "quase decisão" amanhã contra o Santos no Maracanã. Vencendo, passamos o peixe na tabela e garantimos a posição no G-3 e evitamos a pré-Libertadores. Infelizmente, podemos ter, além dos onze adversários em campo, mais uma dificuldade com uma possível perseguição ao Márcio Araújo vinda das arquibancadas.

Mas eu prometi que não ia mencionar o inominável...