sábado, 12 de novembro de 2016

Já é Natal na Leader Magazine

Você anda nas ruas, as vitrines das lojas estão decoradas, as janelas tem guirlandas e luzes, as árvores estão sendo montadas nas salas das casas. A famosa propaganda da rede de loja de departamentos já ecoa nas tevês e rádios. Estamos chegando naquela especial época de... especulação de reforços!

Ao contrário de muitos, eu me divirto. Adoro ver os nomes que inventam aos montes, dia após dia, de jogadores que "já estão acertados". Os ditos apuradores parecem não conhecer a diferença entre interesse, sondagem e contratação.

Um resumo bem rasteiro de como funciona: o clube tem um departamento, o famoso CIM, tem mapeado todos os jogadores do mundo. Todos. Dezenas, centenas até são selecionados de acordo com as necessidades da equipe. Sugestões podem vir de várias origens. O CIM monta relatórios e passa para o departamento de futebol. Ocorrem sondagens. Um exemplo, uma suposição, para usar um dos mais recentes: Rodrigo Caetano liga para o empresário do Éverton Ribeiro.

- E aí, qual a situação do Éverton aí nos Emirados Árabes?
- Ah, ele está tranquilo aqui, o sheikh o adora, tem contrato até 2019 e ganha uma fortuna.
- Ok, obrigado.

O nome disso é sondagem. No entanto, o "jornalista" caçador de cliques lança a matéria, sempre abusando do futuro do pretérito composto, afirmando que o Flamengo já teria acertado com o jogador para 2017. Imagina só se fechássemos com as dezenas de jogador que o departamento sondou? Teríamos um elenco um tanto quanto inchado, coitado do Zé Ricardo para administrar as vaidades de tantos craques...


E nós aqui? Podemos brincar um pouquinho, né?

Uma grande parte dos profissionais do futebol defende a tese de que um elenco deve ser montado com três jogadores para cada posição, um titular, um reserva e um da base. Curiosamente, estou lendo o livro Guardiola confidencial e o treinador catalão prefere um grupo mais enxuto, com atletas versáteis que possam atuar em duas ou três posições. O Flamengo, entretanto, trabalha da primeira forma e é com base nela que eu proponho, assim como no ano passado, um passatempo de complete as lacunas.




Listo abaixo os jogadores que, na minha opinião, comporiam o elenco para 2017. Algumas dúvidas, como goleiro e "ponta-direita" reservas e a renovação do Márcio Araújo. Deixo o Éderson como uma espécie de coringa já que o seu aproveitamento dependerá da sua condição física. Nas minhas contas, então, faltam de cinco a sete jogadores para completar o plantel. Desses, três tem que chegar com status de titulares absolutos: um volante e dois meia atacantes de lado de campo. Precisamos ainda de um lateral esquerdo e um zagueiro e, talvez, mais um goleiro e um volante reservas.

Vamos brincar?

Goleiros
Muralha - Paulo Victor/César/(1) - Thiago

Lateral direito
Rodinei - Pará - Thiago Ennes/Klebinho

Lateral esquerdo
Jorge - (2) - Michael

Zagueiros
Réver - Rafael Vaz - Donatti
(3) - Leo Duarte - Lincoln/Dener

Volantes
(4) - Márcio Araújo/(5) - Ronaldo

Meia direita
Willian Arão - Cuéllar - Lucas Paquetá

Meia esquerda
Diego - Mancuello - Matheus Sávio

Ponta direita
(6) - Marcelo Cirino/Gabriel - Thiago Santos

Ponta esquerda
(7) - Everton - Gabriel Ramos

Centroavante
Guerrero - Leandro Damião - Felipe Vizeu