sábado, 19 de novembro de 2016

2017 é logo ali!



Após os resultados da última rodada, eis que resta ao Flamengo consolidar sua posição no G3 vencendo amanhã o Coritiba e iniciar sua preparação para a temporada 2017. Pelo que venho acompanhando na mídia e redes sociais, não devemos ter uma mudança significativa no elenco e nem acho que isso deva ocorrer. 

Jogadores como Chiquinho, Juan, Sheik e Alan Patrick não devem renovar o seu contrato e alguns nomes como PV, Cirino e Adryan devem ser utilizados como moeda de troca. Acredito em uma maior utilização de jovens da base, principalmente em competições menos importantes como o estadual e a Primeira Liga.

A “espinha dorsal” formada por Muralha, Réver, Diego e Guerrero é bem aceitável tratando-se de Libertadores e acredito que o Flamengo deva trazer pelo menos dois jogadores capazes de serem titulares, além de alguns reforços para compor o elenco e suprir a saída dos jogadores já citados. 

Gostaria de ver um maior aproveitamento de jogadores com potencial como Mancuello, Cuellar e Ederson e que o Flamengo tentasse negociar de alguma forma nomes como Cirino, PV e Gabriel. 

Não entro nessa pilha de que nosso elenco é fraco, muito pelo contrário, acredito que seja um dos melhores (ou menos piores) do Brasil e merecidamente terminaremos entre os três primeiros no Brasileirão deste ano. 

Evidente que os pontas do elenco precisam ser trocados e tenho uma preocupação com os volantes. Se o Arão continuar regredindo, tentaria utilizar o Cuellar na posição e torço para a diretoria contratar alguém que possa mandar o Marcio Araújo pelo menos para o banco.

Fora de campo deveremos ter o reforço do novo CT e uma estrutura digna da grandeza do mais querido. A maior preocupação fica por conta do estádio em que jogaremos a Libertadores no próximo ano, o imbróglio envolvendo o Maracanã não deve terminar tão cedo e não vejo boas perspectivas em um futuro próximo.

Neste ano vi uma evolução nítida no departamento médico do clube e finalmente o Marketing e a área de comunicação aprenderam a dialogar com o futebol. O Diego tem um mega potencial para se tornar ídolo tanto dentro quanto fora de campo, me parece ser tudo que a diretoria imaginava alcançar com o Guerrero.

Gostei muito das ações sociais envolvendo o clube e jogadores do elenco ao longo de 2016. Cada vez mais o Flamengo precisa voltar a ser um clube cidadão, exemplo para os demais no esporte e mudar de uma vez a imagem arranhada devido problemas no passado que nem valem a pena lembrar.

A perda do título brasileiro tem um sentimento de frustração, mas no fundo o que sempre exigimos é que o clube pelo menos brigue pelo título nacional e termine o ano com uma das vagas da Libertadores e este objetivo foi conquistado. Briga por rebaixamento NUNCA mais!

Sei que muitos discordam, mas ano após ano vejo sim uma evolução no clube tanto dentro quanto fora de campo. A diretoria ainda comete alguns erros crassos inadmissíveis que precisam servir de aprendizado, mas ao mesmo tempo marcam golaços como a chegada do Diego.

Não vou comentar possíveis reforços por que nessa época do ano as especulações são frenéticas. Qualquer pessoa com meia dúzia de seguidores no Twitter alega ter uma fonte confiável e vai soltando notinhas para inflar o ego e a conta de empresários.

Recomendo a todos que tenham paciência e aguardem pelo menos o início da temporada 2017 para cornetar a formação do elenco. Enquanto isso Marinho, Vitinho, Felipe Melo, entre outros, são apenas nomes jogados ao vento para conquistar views, clicks, revolta e euforia da torcida.


Bom final de semana a todos e que sejamos coroados com mais uma vitória do Mengão.

Obs: Bem vindo de volta véu de noiva!