sábado, 15 de outubro de 2016

Tem certeza?


Apesar de ter formação acadêmica com base da matemática, eu sempre me orgulhei de fazer bom uso da língua portuguesa. Isso antes da reforma ortográfica de 2009, hoje sempre recorro ao bom Google para dirimir dúvidas. De qualquer forma, sou um tanto chato com alguns absurdos que ferem meus olhos e ouvidos. O uso do termo literalmente, por exemplo, é um dos que mais me incomoda. Literal significa à letra e não deveria ser usado no sentido figurado. Você não deu, literalmente, com a cara na porta, ou teria provavelmente machucado o nariz. Você não colocou a casa, literalmente, de pernas para o ar, afinal, casas nem tem pernas, muito menos está, literalmente, chovendo canivetes ou seria impossível sair às ruas.


Ontem foi dia do mau uso da palavra certeza. Da torcida arco-íris, nem falo nada, reclamar e chorar é corriqueiro, com ou sem razão. Me incomodou muito, no entanto, foi ler e ouvir inúmeros ditos jornalistas afirmarem categoricamente que tinham certeza de que houve interferência externa na anulação do irregular segundo gol tricolor no confuso clássico. Tomo a liberdade aqui de reproduzir definições encontradas na internet:

certeza
cer·te·za
sf
1 Caráter ou virtude do que é certo, daquilo que não suscita dúvida.
2 Conhecimento exato; convicção: “Deve ser por ter certeza da existência daquele caminho perdido que muita gente nem liga a televisão para ver as Escolas de Samba desfilando” (Z1).
3 Aquilo que não suscita dúvida.
4 Afirmação categórica; intimativa: “Você acha que a Lisa tá jogando comigo? – Tenho certeza” (TB1).
5 FILOS Convicção plena, depois de superados os questionamentos e as dúvidas, que sustenta uma verdade ou uma opinião; crença: “Ele não as percebe, não as registra, mas subjazem nas suas certezas” (Z1).
Michaelis: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=certeza

cer·te·za |ê| 
(certo + -eza)
substantivo feminino
1. Qualidade do que é certo. ? INCERTEZA
2. Coisa certa.
3. Adesão absoluta e voluntária do espírito a um fato, a uma opinião.
4. Ausência de dúvida = CONVICÇÃO
5. Estabilidade.
6. Habilidade ou firmeza em trabalhos manuais
"certeza", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/certeza

Cientificamente, resumindo bastante, não há como ter certeza de algo sem comprovação ou confirmação. O contrário da certeza é a ignorância, ou seja, quando se desconhece, não se pode ter qualquer tipo de certeza. Voltando ao Fla-Flu de quinta, as únicas pessoas que podem ter certeza se houve ou não interferência externa são o árbitro, os auxiliares e aqueles que, supostamente, os informaram de que mais de um terço do time do Fluminense, incluindo, claro, o autor do gol, estavam impedidos. Ninguém mais pode ter essa certeza posto que não há provas.

O passo seguinte, óbvio, foi com os presidentes de Fluminense e Palmeiras, em entrevistas quase simultâneas, tentando capitalizar em cima do ocorrido. O primeiro parecia um dirigente botafoguense da década passada, só faltou chorar nos microfones. Já Paulo Nobre, mandante playboy paulista, mimadinho, lançou várias acusações de que há gente fazendo trabalho fora de campo para se beneficiar, Nas entrelinhas, ou às vezes até nas linhas, estava acusando o Flamengo de agir nos bastidores para vencer o campeonato. Mais tarde um pouco, nosso presidente também bateu firme no mandatário do Palmeiras, sem perder a pose.

Enfim, precisamos, mais do que nunca, abrir nossos olhos. Estaremos no foco de todas as atenções já começando amanhã, no jogo do Beira-Rio. Vamos lembrar que o Internacional luta contra o rebaixamento e que já foi absurdamente ajudado na partida contra o Santos no mês passado.

Atenção máxima!!!