segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Rodadas Decisivas

Salve, Buteco! E o Mais Querido venceu de forma quase protocolar o Santa Cruz ontem no Pacaembu por 3x0. Após abrir o placar no início do primeiro tempo com Felipe Vizeu, o time se acomodou dentro de campo até que, no intervalo, Zé Ricardo conseguiu fazer com que a equipe voltasse a campo com uma postura mais agressiva, mostrando vontade de vencer, e melhor postada taticamente. Os gols saíram naturalmente e o placar poderia ter sido mais dilatado, em que pese a obrigação de ressaltar ao menos duas boas defesas de Paulo Victor, uma em cada tempo. O adversário acabou sendo perfeito para a ocasião, com goleiro e lateral esquerdo reservas, posições nas quais realmente não temos reposição à altura dos titulares. Apesar dos números e posição na tabela de classificação, esperava um jogo mais duro.

Gostaria de destacar a atuação do Willian Arão, não apenas pelo gol, mas pela qualidade e intensidade durante os 90 (noventa) minutos, contrastando com alguns outros jogadores importantes que oscilaram bastante, especialmente no primeiro tempo.

***

Nas próximas três rodadas o Mais Querido terá pela frente clássicos importantes e, na teoria, que sabemos muitas vezes não se confirmar na prática, uma tabela desfavorável em relação ao Palmeiras, com quem disputa o título de forma mais direta. Em contrapartida, pelo menos na semana que vem o adversário terá, obrigatoriamente, o desgaste da partida de volta pelas quartas-de-final da Copa do Brasil contra o Grêmio, enquanto o Mais Querido cuidará apenas da preparação para a partida contra o Corinthians, quem sabe já de volta a sua casa, no Maracanã. Ocorre que, para realmente se valer dessa vantagem de se preparar enquanto o adversário se desgasta e não apenas correr para diminuir vantagem, o Flamengo terá que obrigatoriamente voltar a jogar como aspirante ao título de campeão brasileiro, o que, convenhamos, já não faz há algumas rodadas.

Os nosso dois próximos adversários são muito duros: o arqui-rival Fluminense, em boa fase no campeonato e disputando Libertadores, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e o Internacional desesperado para fugir do rebaixamento, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Serão confrontos que não admitirão postura indecisa e exigirão foco e determinação em alto padrão. Já o Palmeiras enfrentará, em tese se desgastando na mesma proporção, Cruzeiro em casa e Figueirense em Florianópolis, ambos os adversários tentando escapar do rebaixamento. Não que sejam jogos "fáceis", mas em tese os jogos do Flamengo são mais difíceis - Cruzeiro e Internacional se equivalem em elencos, posições na tabela de classificação e peso da camisa/tradição, mas o Palmeiras terá o mando de jogo e o Flamengo não; já um clássico contra o Fluminense, em tese, é mais difícil do que jogar contra o Figueirense em qualquer local (ao menos deveria ser).

Todavia, após o Palmeiras receber o Grêmio pela Copa do Brasil, no dia 19, em um confronto que tem tudo para ser muito desgastante, o Flamengo enfrentará o também desgastado Corinthians pelo Campeonato Brasileiro depois de uma semana dedicada exclusivamente a recuperação e preparação dos atletas. Na mesma rodada o Palmeiras receberá mais um adversário desesperado para escapar da degola: o incômodo Sport Recife, que não engrena, mas sempre dá trabalho, inclusive tendo a tradição de aprontar contra o próprio Palmeiras. Pra quem não se lembra, foi o time pernambucano que "batizou" o próprio Allianz Parque. 

***

Mas quem morre de véspera é peru de Natal e para contar com a sorte o Flamengo terá que fazer a sua parte. Não sabemos qual postura o Palmeiras adotará na Copa do Brasil e até acho improvável que escale reservas. Como o desfecho em um mata-mata contra o Grêmio é absolutamente incerto, a única certeza de que o Flamengo tem é que estará mais descansado na 32ª Rodada, nada mais.

Quanto aos demais adversários, curiosamente a maioria dos envolvidos nesses confrontos também disputará as quartas-de-final da Copa do Brasil: Internacional, Corinthians, Santos e Atlético/MG, além do próprio Palmeiras. Seria formidável para o Flamengo que, dentre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, fosse o único a disputá-lo exclusivamente, ou seja, se os outros avançassem e precisassem dividir suas atenções e se desgastar também com a Copa do Brasil. Não custa torcer.

Porém, para realmente usufruir de qualquer vantagem que o destino lhe presentear nesse caminho, vamos repetir mais uma vez, o Mais Querido terá que fazer sua parte e voltar a jogar futebol de campeão a partir de quinta-feira, no Fla-Flu. A torcida rubro-negra em Volta Redonda e região está convocada.

***

Como de costume, aguardo as impressões de vocês a respeito da partida de ontem e perspectivas para quinta-feira e rodadas seguintes do campeonato.

Bom dia e SRN a tod@s.