sábado, 17 de setembro de 2016

Representa, Muralha!




Há praticamente um ano, eu escrevia aqui no Buteco uma coluna já jogando a toalha, depois da derrota para o Coritiba no Mané e na véspera da goleada para o Atlético em Belo Horizonte. Era setembro ainda mas, consciente de que não almejávamos mais nada naquele 2015, minha proposta naquele dia foi que começássemos a pensar no ano vindouro, dispensas, contratações, esse tipo de coisa que fazemos a cada fim de temporada.

Logo a primeira daquele "Preencha as lacunas" era um goleiro. Paulo Victor, no clube desde 2004, sempre foi um reserva confiável, teve boas atuações no fim de 2013 e, quando Luxemburgo chegou de volta ao clube no ano seguinte e afastou seu desafeto Felipe, PV teve, enfim, a oportunidade que tanto esperou. Embaixo de muitas desconfianças por parte de grande parte da torcida, ele surpreendeu e queimou a língua de vários, minha inclusive. Mas veio 2015 e após duas graves lesões, na cabeça em janeiro e no tornozelo em junho, e o arqueiro nunca voltou a repetir essa boa fase.

O departamento de futebol do Flamengo resolveu, então, preencher essa lacuna com Alex Muralha, ex-camisa 38 do Figueirense. Muricy ainda manteve Paulo Victor como titular no início do ano mas, com o tempo e, principalmente, com a efetivação do Zé Ricardo, Muralha assumiu o gol rubro-negro para não mais deixar. Premiado por suas boas atuações, o goleiro apareceu ontem na lista de convocados para a seleção brasileira que enfrentará Bolívia e Venezuela pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.

Não vou entrar na discussão da justiça da convocação, se existem jogadores melhores para a posição. Muito menos vou argumentar sobre o desprezo que muitos dos meus amigos sentem sobre o "time da CBF". O importante para mim, nisso tudo, é que voltamos a ter um jogador relacionado para o escrete canarinho, fato que não acontecia há mais de cinco anos, quando Ronaldinho Gaúcho esteve por lá pela última vez em setembro de 2011.

Além do Muralha, o nome do William Arão também foi ventilado, sendo citado, inclusive, pelo treinador da seleção em entrevista. Isso sinaliza claramente que hoje temos um elenco muito mais qualificado do que aquele das lacunas. Não é por acaso que estamos na vice-liderança do campeonato brasileiro e com boas possibilidades de assumir a ponta ainda nesse fim de semana.




Sempre disse que só me importava em ser líder na 38ª rodada. Em campeonato de pontos corridos, precisamos estar "no bolo" de cima com constância para dar o sprint na reta final. Esse ano a situação é ainda mais peculiar já que, muito possivelmente, teremos de volta o Maracanã nas semanas finais. Outra coisa que eu sempre falo é que competição assim é ganha com vitórias sobre os pequenos. Perder clássicos é normal. Não se pode é perder pontos para equipes mais fracas. Amanhã é fundamental sair vitorioso de um Pacaembu que promete estar lindo.


E aí, amigos, quero ver segurar!