sábado, 10 de setembro de 2016

O Campeonato que me fez voltar a torcer



Não me levem a mal. Sou torcedor de carteirinha, daquele que compra camisa, assina o PFC, segue o clube em todas as redes sociais, não perco um vídeo da FlaTV.

Mesmo com o time em má fase, assisto a todos os jogos. Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Primeira Liga, Brasileiro, Libertadores, Sulamericana, jogo treino, amistosos, não interessa. Botou Mengão na tela, estou acompanhando.

Mas preciso confessar algo a todos vocês, a paixão já não era mais a mesma. Desde a Copa do Brasil em 2013, algo mudou. Passei a assistir os jogos por obrigação, obrigação de um fiel torcedor, que precisava realizar o seu dever cívico toda quarta-feira à noite depois da novela e domingo à tarde.
 O time além de não empolgar demonstrava um marasmo e apatia impressionantes. Assim como eu do outro lado da telinha, os jogadores aparentavam entrar em campo por mera obrigação, sempre havia uma desculpa para justificar o desinteresse pela partida.

Uma hora era a competição que não valia nada, outrora um adversário que não exigia uma postura diferente, nunca chegava o grande dia do jogo decisivo em que você veria os jogadores suando sangue e jogando pra valer.

O tempo passava e derrotas para rivais históricos foram se acumulando. Jogar contra Vasco, Corinthians e Atlético-MG era sinal certo de derrota. E vocês sabem, moro em São Paulo, ganhar do Corinthians é quase tão prazeroso como ver o Eurico sendo vice. Os jogadores, a comissão técnica, a diretoria, enfim, o clube não poderia me tirar esse direito de caçoar dos corintianos, algo precisava mudar.

E mudou! Não quero nem entrar no mérito do responsável por isso, mas mudou. Pode ter sido o Mozer, o Zé Ricardo, a diretoria, a EXOS, o CT provisório, os novos reforços, sorte, conjunção astral ou um pouco de tudo isso, o importante é que a postura do time mudou!

O ambiente é o mais agradável dos últimos anos, o grupo está unido, a raça e vontade de vencer contagiam. Apesar de uma ou outra partida abaixo da crítica, você percebe que somos representados por um grupo de pessoas que quer muito vencer!

E quando o time quer, o torcedor vai junto. A Nação nesse ponto é inigualável. Alguns chamam de oba-oba, outros de soberba, arrogância, pode até ser. Somos a torcida que diz que o Obina é melhor que o Eto’o, que o melhor Ronaldo de todos os tempos é o Angelim e que propaga um tal de cheirinho, mesmo não tendo sido líder uma rodada se quer.

O brilho nos meus olhos voltou. Não deixo de ir a esquina sem levar o Manto comigo. Assisto a todos os programas esportivos só para ver o recalque da mídia paulista e a tensão pré-jogo vai aumentando conforme o campeonato se afunila.

Hoje tem jogo, fora de casa, adversário desesperado para sair do Z4, não será fácil! Cada jogo passa a ser uma decisão, três pontos contra um América-MG é tão importante como pontuar contra o Palmeiras ou Atlético, chegou a hora de separar o homem dos meninos.

Eu estarei lá, longe do estádio, mas cumprindo meu dever como torcedor. Só que desta vez não será por obrigação, mas na paixão, na raça, na marra! O Brasileirão 2016 me fez voltar a torcer e como é bom torcer para o Mengão!

SRN e um bom jogo a todos! Venceremos!


#RumoAoHepta