quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Flamengo 2 x 1 Ponte Preta - Determinação

Mostrando quantos gols decisivos já fez

E mais uma vez no já impressionante estádio de Cariacica, o Flamengo consegue mais uma vitória. Desta vez na raça, no esforço, de time que realmente almeja algo no jogo, na competição, na vida. O elenco agora tem jogadores moldados a vencer, Diego, Rever, Mancuello, entre outros não se satisfazem com empate. Buscam a vitória. Isto é o que queremos ver. Depois de longo inverno, o jogo virou. Méritos também, claro, da Comissão Técnica e ao Departamento de Futebol que montou/reorganizou elenco, parte médica, estrutura, fisiologia e a própria comissão técnica. O Departamento de Futebol não está sozinho, há méritos dos Dirigentes do Flamengo que formam uma simbiose coletiva de entrega de bons resultados em todas as áreas. O Futebol começa a mostrar que pode sim despontar. Então que desponte com títulos que só virão com busca incessante dos mesmos. Como está ocorrendo neste momento no campeonato brasileiro.

Enfim, e o jogo? Flamengo começou ao meu ver meio sonolento, enquanto Ponte Preta começou a mil. Marcando muito bem, em todos os setores do campo, não deixava Diego pensar e nem o Flamengo avançar pelas laterais. Ao mesmo tempo adiantava a marcação fazendo o pobre Marcio Araujo parecer boneco de posto de tanto ficar apontando onde os outros jogadores deveriam ir. 

Em um momento que deu para respirar o Flamengo marcou seu gol, em cabeçada de Gabriel, que fazia boa partida, sempre tentando jogadas pela direita, junto com Pará. A partir do gol o Flamengo se recolheu, Ponte Preta avançou o meio e o Flamengo, com Diego sem encontrar seu caminho, perdido em campo, sofrendo com isto intensa pressão da Ponte Preta que teve inúmeras chances de marcar o gol de empate. Parecia nítida a necessidade do Flamengo reforçar o meio de campo com mais alguém de passe, visto a nulidade extremada do Marcio Araujo para tarefa "tão difícil".

Flamengo sobreviveu. No intervalo Zé Ricardo troca Gabriel, com problemas médicos, por Cirino. Troca inócua e mal-compreendida. Parece que não se tocou que o problema era o meio. Enfim, mesmo assim, o Flamengo voltou mais ligado na partida. A diferença de postura foi visível. Mas, enquanto o Flamengo até estava melhor no jogo, Ponte Preta marca seu merecido gol de empate, pelo que tinha apresentado. Ponte Preta, taticamente, é um bom time. É de pegada, marcam muito forte e as vezes na maldade. Mas é um elenco com boa disposição em campo. Zè Ricardo então faz a substituição correta. Troca o inerte Marcio Araujo por Mancuello, que torna o Flamengo bem melhor. Mais forte, mais inteligente na frente, pois Diego tinha alguém para "dividir responsabilidade" e mais incisivo. Arão passa a jogar (muito bem) de primeiro volante. Flamengo passou a criar oportunidades e perder alguns gols. Zé Ricardo então substitui Everton por Fernandinho. E em uma jogada na área da Ponte Preta, Diego tenta uma bicicleta, que sobra para Fernandinho, o amuleto decisivo marcar. Vitória do Flamengo. Time que quer ganhar campeonato tem que acreditar que pode vencer. E o Flamengo acreditou. E nesta vai junto a torcida.