sábado, 20 de agosto de 2016

Ressaca Olímpica


Amanhã eu acordarei de ressaca olímpica. Sim, ainda faltará um dia de eventos, final do vôlei masculino, a tradicional maratona, mas os Jogos já estão deixando saudades. A vida, principalmente do carioca, volta aos trilhos e, antes das onze da manhã, estarei sentado em frente à TV para assistir mais uma partida do Mengão.

Tropeçamos na semana passada, fato, e não só pela derrota. O time jogou mal, perdido, as mudanças feitas pelo Zé Ricardo não funcionaram e perdemos para o cachorro de peruca. Curioso que, para quem acredita em coincidências, a última vez que havíamos perdido para eles, em campeonatos brasileiros, foi em 2009. Mas deixa as coincidências para lá.

Temos amanhã um confronto direto. Eu olho para a tabela de classificação e vejo os seis primeiros brigando por título. O Grêmio é o terceiro, um ponto na nossa frente e, vencendo, os ultrapassamos (lembrando que eles ainda tem uma partida a fazer contra o Botafogo, adiada em virtude das Olimpíadas). Dessa forma, é fundamental que voltemos de Brasília com a vitória e temos total condição, mesmo com as ausências do Guerrero e do Arão, dois dos destaques da equipe nos últimos meses.

Entretanto, teremos a já confirmada estreia do Diego, grande contratação rubro-negra, quiçá nacional, da temporada. Pelas notícias e comentários durante a semana cheia de treinos, se jogar 70% do seu máximo atual, ele é melhor que qualquer meia que passou no clube nos últimos cinco anos. Falta saber ainda como Zé Ricardo escalará a equipe. Márcio Araújo, o intocável, Cuéllar deve entrar na vaga do Arão, Damião no lugar do Guerrero e daí pra frente é só dúvida. Se resolver manter o esquema da partida passada, com dois jogadores abertos, Diego pode entrar no lugar do Mancuello. Saindo Cirino, mais provável, ou Éverton, muda-se o posicionamento geral. O importante é que, de acordo com a entrevista dada ontem pelo Zé, variações foram treinadas durante a semana.

Vale lembrar também que na próxima quarta, dia 24, estreamos na Copa Sul-Americana contra o Figueirense em Florianópolis. Com isso, voltaremos a atuar duas vezes por semana e, com as viagens, as sessões de treinamento escasseam. Fundamental que as vitórias aconteçam, independente de qualquer coisa.

Pra cima deles!