sexta-feira, 22 de julho de 2016

A Mística Rubro-Negra




Eduardo Zobaran



Irmãos rubro-negros,



a repercussão da contratação, da chegada e da recepção calorosa da torcida do Mengão ao Diego foi gigantesca.

Só o Flamengo consegue proporcionar tamanhas mobilização e atenção.

Questiona-se, na arco-íris, se o Diego seria merecedor de toda a euforia e loucura que invadiram a Gávea.

Minha resposta: não sei.

O que sei é que ele é um ótimo jogador e que, após sólida passagem pela Europa, veio para jogar e conquistar títulos e vitórias com a camisa do Mais Querido. Para mim, isso basta.

Para além do mero reconhecimento ao seu futebol, ou mesmo manifestação de uma carência de idolos, a recepção ao Diego foi, também, uma declaração de amor ao Clube de Regatas do Flamengo e um ato de exaltação à maior e melhor torcida do mundo: a Nação Rubro-Negra.

No mundo do futebol existem muitas torcidas apaixonadas; poucas que sejam dignas de menção; e nenhuma igual à torcida do Flamengo.

E isso se reflete em tudo que remete ao clube. Tudo no Flamengo ganha proporções imensuráveis.

E não é apenas porque a torcida do Flamengo é a maior, senão porque é, também, a mais fanática.

A capacidade de engajamento, inclusive dos torcedores de agremiações adversárias, em qualquer assunto que envolva o Flamengo, de fazer de uma simples contratação um evento de interesse nacional, de passar mais de uma semana monopolizando os debates esportivos, de gerar em parcela da imprensa a necessidade incontrolável de discutir até mesmo a saúde e a responsabilidade financeira do clube, enquanto outros clubes, ou melhor, quase todos os outros clubes, têm aumentado substancialmente suas dívidas, é somente uma demonstração da força popular e midiática do Flamengo.

A grandeza do Flamengo, como dizia Mário Filho, assusta.

Imaginem quem pretenda investir em futebol, quem pretenda associar seu nome e sua marca a um clube de futebol.

Pois o Flamengo e a contratação do Diego têm sido assunto há pelo menos dez dias.

Na quarta-feira, a chegada dele foi transmitida em tempo real.

A sua entrevista, na Gávea, acompanhada por uma multidão dentro da sala, fora dela e na entrada do clube, também foi transmitida em tempo real por diversos veículos.

Todos os jornais e mídias - impressos, televisivos, virtuais, radiofônicos - mencionaram o fato.

O Diego mostrou-se entusiasmado e emocionado com a torcida rubro-negra, levando toda sua família - seus pais, sua esposa e os seus filhos, Davi e Matteo - para a apresentação oficial na Gávea, o que abrilhantou e tornou ainda mais especial a ocasião.

E se a torcida do Flamengo já justificaria o investimento - pelo seu tamanho descomunal, por ser a única de abrangência nacional, por ser a maior em todos os segmentos sociais e por ser considerada, no Brasil, a de maior fidelização aos parceiros comerciais do clube - que dirá atualmente, quando, além de ser o de maior torcida e tradição, o Flamengo também é o mais ético e correto.

O excelente trabalho da diretoria nas finanças, no jurídico, na administração e na comunicação, aliado à tradição e força do Mengo, começa a produzir frutos.


...


Aliás, o trabalho da comunicação do Flamengo merece um capítulo à parte: simplesmente excepcional. Tudo feito com muito esmero, cuidado e carinho. Com criatividade e competência, fizeram um trabalho exemplar. Parabéns a todos os envolvidos!

...

Gilvan de Souza


O elenco do Flamengo vai encorpando cada vez mais, apresentando-se em condições de brigar pelas primeiras posições tanto do Campeonato Brasileiro como da Copa Sul-Americana.

Fica, contudo, o alerta: se o Flamengo, simplesmente por ser o Flamengo, já inspira esforço redobrado nos adversários, a chegada do Diego, da forma como ocorreu, potencializará isso.

Dito isso, a festa foi maravilhosa, a esperança é grande e todos ansiamos por ver o Mengo com força máxima em campo, mas na próxima segunda-feira, em Cariacica, o Flamengo terá desafio fundamental para as suas pretensões no Campeonato Brasileiro.

Ninguém ganha nada de véspera.

Então, mantenhamos o foco e a vontade.

É importante, ainda, frisar que, no caso do Flamengo, de nada adianta um elenco qualificado se não houver a simbiose entre time e torcida, entre time e clube.

Para a grande maioria dos clubes, basta o comportamento profissional e o cuidado com o horário e a postura.

Para o Flamengo, só isso não serve.

Para o Flamengo, o ordinário não é suficiente.

O Flamengo só se contenta com o especial, com o diferenciado, com o intenso e o apaixonante.

Portanto, que, junto da vinda do Diego, da qualificação do elenco e da melhora na estrutura, se forme uma cultura realmente rubro-negra no elenco e no departamento de futebol do Flamengo.

A torcida mandou uma mensagem bastante assertiva na quarta-feira passada.

Está na hora dessa mensagem ser ouvida.



Eduardo Zobaran



https://youtu.be/IuJRV1enHoI

...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.