sábado, 11 de junho de 2016

Vamos falar de bola?


Nessa semana, meus estimados colegas de Buteco escreveram, todos, sem exceção, brilhantes colunas. Embora eu seja mais moderado, concordo com grande parte de tudo o que colocaram, em especial a fatídica área mista no Mané no domingo. Um absurdo completo que, parece, será corrigido na próxima partida em que lá atuarmos, à princípio contra o São Paulo.

Sempre é bom lembrar, no entanto, que temos um time de futebol que amanhã voltará a jogar pelo Campeonato Brasileiro. Depois da derrota para o Palmeiras, o Zé Ricardo dispôs, pela primeira vez, de uma semana inteira para preparar a equipe. Durante essa semana, eu li e ouvi inúmeras escalações diferentes. Praticamente um exercício de análise combinatória, lembram disso do colégio? De certo, apenas que o Alex, ex-Muralha, será o goleiro e o Vizeu deve ser o centroavante. Também não devemos ter surpresas nas laterais mas até mesmo na zaga, com tão poucas opções até quarta-feira, temos dúvidas sobre quem das novidades formará a dupla com o Léo Duarte. Parece que é o Rafael Vaz mas não duvido que a experiência e a altura do Réver o credenciem a ganhar a vaga.

O importante nisso é que, parece, o Zé Ricardo está testando e trabalhando opções. Há muito tempo não vemos isso no Flamengo. O último, Muricy, encasquetou no 4-3-3 que, diga-se, não é um esquema ruim mas vinha sendo muito mal executado e recusava-se solenemente a enxergar outras possibilidades. Quando dirigia o sub-20, nosso atual interino (ou já seria definitivo?) ficou conhecido por armar um 4-1-4-1 bastante pragmático que eu não consigo enxergar no time principal pela pura falta de alguém com as características para fazer o lado direito da segunda linha. Eu já falei sobre isso na minha última coluna. Além disso, temos dois atacantes, o titular e o reserva, que tem por característica sair mais da área, não são aqueles pivôs parados na meia lua da área. Assim, funcionam melhor com um par. Guerrero teve suas melhores atuações nesse ano quando o Cirino atuou por ali e não aberto na ponta direita.


Eu ainda não falei, mas acho cedo para o Zé Ricardo. Depois de duas vitórias e uma rápida lua-de-mel, sua atuação ruim contra o Palmeiras já abriu a porta para que a torcida e a raivosa Fla-Twitter começasse a cornetar. Trata-se de um treinador que se mostrou muito estudioso e promissor. Tem um trato diferente com seus comandados, foge tanto do estilo paizão como do empolado professor. Não é também o ex-boleiro clássico. Mas, como aquele jogador talentoso que desponta na base, ainda não está pronto. E, da mesma forma, acho perigoso queimá-lo. Mas quem sabe, talvez a esperança nos interinos que deram certo seja suficiente para mantê-lo no cargo.



E hoje tem decisão. O Orgulho da Nação entra em quadra para o quinto jogo da final da temporada 15-16 do NBB. Todos torcendo para o 5° título rubro-negro, o 4° em sequência. Que seja um fim de semana de vitórias!