sábado, 18 de junho de 2016

Novas lideranças



O ano de 2015 foi um ano para ser esquecido! Salvo alguns lampejos do Alan Patrick durante o Brasileirão, a boa revelação chamada Jorge e a esperança do Guerrero voltar a jogar um bom futebol compatível com o seu salário e fama, pouco se pode aproveitar do ano que se passou.

Quanto mais o Flamengo abandonar 2015 e vivenciar 2016, melhor são as perspectivas para o restante da temporada. Apesar de termos iniciado o ano com mais de 10 reforços, técnico e VP novo, a reformulação no departamento do futebol foi muito mais tímida do que muitos esperavam, o chamado "rodo" não passou daqueles rodinhos de pia que usamos para enxugar a pia de louça.

Mesmo tendo ainda que conviver com alguns nomes como Marcio Araujo, Gabriel, Everton e Sheik é importante percebermos de que os líderes do grupo já mudaram. A saída do Wallace e o afastamento por "contusão" do Sheik e do PV melhoraram consideravelmente o ambiente do grupo, vejam que a impressão que temos é de que os jogadores estão inclusive mais aguerridos e comprometidos dentro de campo. 

Não falta mais raça!

No lugar do Bonde da Stella e dessas lideranças prejudiciais chegaram Juan (nosso novo capitão), William Arão, Muralha, Mancuello, Cuellar e Rever.

Podemos criticar a diretoria por demorar muito para contratar e nem sempre trazer um nome a altura do Flamengo, mas vale destacar que o perfil da maioria dos jogadores contratados é muito interessante e demonstra uma mudança de comportamento da diretoria.

Na minha opinião William Arão tem sido o nosso melhor jogador da temporada junto com o Alan Patrick e tem sido exemplar como capitão na ausência do Juan, até de zagueiro já jogou para ajudar o time. O WA faz tudo que eu imaginava que o Canteros fosse fazer quando chegou. Ainda não está no mesmo nível do Elias, mas o futuro é promissor.

A diferença entre o Muralha e o PV é gritante! O Muralha é muito mais participativo no jogo, come a defesa de esporro em toda bola parada e demonstra sempre estar muito ligado na partida. Sabe fazer cera quando precisa e demonstra segurança.

O Rever, assim como o Juan, chegou sob desconfiança, mas em um único jogo conquistou boa parte da torcida rubro-negra. Outro jogador que poderá contribuir muito com sua experiência, além de ser um vencedor nato. Fazia tempo que eu não via o Flamengo tão forte na bola parada, dá até orgulho!

Eu não sei até onde esse Flamengo pode chegar no Brasileirão, é um time que pode embalar e brigar até o final pelo título ou Libertadores como ao mesmo tempo é um time que pode entrar em crise e levar o Flamengo para a segunda página da tabela novamente.

O jogo de domingo é muito importante para testar esse time. Os jogadores precisam mostrar que amanhã não vivenciaremos um "Flamengo x Palmeiras II". Se o Fla ganhar, permanece nas primeiras posições e a moral do grupo fica lá em cima. Se perde, a chegada do Abel deverá ser acelerada e a impressão é de que damos um passo para trás.

É difícil fazermos previsões, mas se o Flamengo pretendia mudar e tentar voltar ao caminho das vitórias, o primeiro passo era oxiginar esse elenco e criar novas lideranças. Esse objetivo foi conquistado, vamos aos próximos desafios.

SRN!

Palpite? Flamengo 2x1 Rever e Vizeu