quinta-feira, 21 de abril de 2016

Flamengo 3 x 0 Confiança. Classificado

Cirino, o homem-gol

E Flamengo eliminou o Confiança por 3 x 0 em "casa" (na opção que temos neste ano olímpico) e segue sua luta na Copa do Brasil 2016, que não sabemos se será ou não gloriosa.

A depender deste jogo fica complicado. Sim, o Flamengo venceu, digamos, bem. Sim, o Flamengo jogou melhor. Sim, o Cirino fez dois gols. OK. Mas, o que vi de início me deixou entristecido. A volta do fatídico e desastroso 4-3-3, o sistema tático que, quando você não tem, digamos, um elenco nível Barcelona com sua aplicação tática irrepreensível, fica extremamente difícil, senão impossível de executar e ter um time competitivo.  O time se espalha. Jogadas deixam de fluir, mantém-se dependência de velocidade pelas laterais e fica bastante vulnerável nos contra-ataques. Mas Muricy quer assim, e tanto quer que, com apenas um treinamento, escalou Fernandinho para atuar avançado na ponta esquerda. Fernandinho, jogador discutível e recém-contratado junto ao Grêmio (consta que até o momento sua torcida agradece o Flamengo), não decepcionou a quem não esperava nada dele. Com exceção de um ótimo passe em profundidade para William Arão que ocasionou o primeiro gol do Flamengo, Fernandinho nada fez. Não marcava, dificultava o jogo do Jorge e tornava o Flamengo manco pela esquerda, pois sua dificuldade crônica em acertar passes curtos arruinava todos os lances de ataque. Sua presença ali me fazia indagar da necessidade de sua aquisição pois temos o bom Ederson para atuar por ali naquele setor com muito mais qualidade. E o próprio Everton, embora não se saiba se irá continuar ou não no Flamengo.  

Enfim, coisas de futebol. Estas aquisições sem explicação, que são escaladas sem necessidade ou causa aparente. Que acabam por vezes a significarem uma proposta suicida de buscar a ruína tática do time. 

Bem, prosseguindo. Depois de um primeiro tempo com 1 x 0 magro, com direito a alguns outros bons lances de perigo por parte do Flamengo, principalmente através de Mancuello, que parece estar se tornando o dono do time e fez até um gol de oportunismo com o joelho, Flamengo voltou melhor pro segundo tempo. Porque? Bem, desistiram de jogar a bola pro Fernandinho. Então com "10 em campo" o Flamengo se encontrou mais. A bola não passava mais pelo serial killer dos lances de ataque. E Cirino, aproveitando sua fase artilheiro, guardou dois gols, enquanto Guerrero cumpriu sua sina de perder gols na escala superior a 8 Deivid. Mesmo assim a presença do Guerrero é muito importante. Jogador inteligente, faz o pivô como ninguém. Desloca a marcação, o centro de ataque, e se o Flamengo tiver jogadores de mobilidade e inteligentes, sempre terá profusão de jogadores livres de marcação pois Guerrero arrasta dois defensores com ele. Sua presença em campo é marcante. Poderia, contudo, fazer mais gols. Talvez falte um pouco da sorte que o Cirino está neste momento.

Flamengo venceu. Classificou. E a vida segue. Jogo agora contra o Vasco em Manaus. Um time fraco que a arbitragem FERJ  tem como seu, o que o deixa poderoso no carioquinha. Será uma guerra. E não contaremos com Fernandinho (ainda bem) pois chegou agora. E então porque o Flamengo foi jogar no 4 3 3 contra o Confiança? Porque Muricy não aproveitou e colocou em prática  variações em campo dentro do esquema que irá enfrentar o Vasco, que deve ser o 4 4 2?  Não sei. Mais mistérios insondáveis.