sábado, 12 de março de 2016

Março de decisões



Março será um mês chave para este período de preparação pré Brasileirão e fases decisivas da Copa do Brasil. Nos próximos dias o Flamengo enfrentará Fluminense, Atlético Paranaense, Botafogo, Vasco e quem sabe mais um adversário da série A na final da Primeira Liga. Serão jogos muito mais cascudos do que os confrontos contra os frágeis times do estadual e certamente teremos uma noção melhor do real potencial deste grupo.

Até o momento o Flamengo disputou cinco jogos realmente desafiadores – são 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota – contra Atlético Mineiro, Fluminense, América-MG, Figueirense e Vasco respectivamente.
O mesmo time capaz de fazer bons jogos contra Atlético e Fluminense é capaz de disputar partidas abaixo do esperado contra Vasco e Figueirense. Na última quarta-feira, no primeiro jogo em que o time não pode contar com Mancuello, Muricy optou por utilizar o Ederson no meio de campo e o que vimos foi praticamente um 4-2-4, que em muitos momentos se transformava em um 4-1-5 com as constantes subidas do Arão ao ataque.

Contra times pequenos essa formação pode até dar certo, mas contra adversários mais perigosos entendo que o substituto natural do Mancuello precisa ser o Alan Patrick e em algumas situações o meio pode até mesmo ser formado por Cuellar, Arão e Canteros.

O Muricy até o momento vem fazendo um trabalho muito bom de rodagem do elenco e diferente do que estávamos acostumados, vem aproveitando muito bem a base, dando moral ao Vizeu e utilizando nomes como Paquetá, Ronaldo, Thiago Santos e Leo Duarte. Claro que existem nomes como Marcio Araujo e Wallace, que ninguém aguente mais ver vestindo o manto, mas até aqui percebo o Muricy fazendo um bom trabalho.

Está claro para todos que a zaga ainda carece de bons nomes para o restante da temporada e o Sheik tem sido o destaque negativo nestes últimos jogos. Se o Muricy realmente quiser incluir mais um Campeonato Brasileiro em seu currículo, acredito que em breve o Ederson deverá ganhar a posição do Sheik e a diretoria precisará contratar um bom nome para substituir o capitão Wallace.

Mesmo com a chegada de um bom zagueiro, nossa zaga continuará “torta”, pois só temos um nome para o lado esquerdo e normalmente quando um dos zagueiros centrais é improvisado na quarta zaga nosso esquema defensivo ganha sérios problemas. Não renovaria com o Cesar Martins e tentaria utilizar essa brecha na folha salarial para trazer alguma aposta para ser reserva do Juan.

Tudo indica que jogaremos hoje com o time titular, apostando na entrada do Alan Patrick no lugar do Ederson, poupado. Particularmente não entraria com o time titular no jogo de hoje, já que os dois próximos confrontos são muito mais importantes para o restante da temporada.

Na quarta-feira faremos nossa estreia na Copa do Brasil e se vencermos por mais de um gol de diferença eliminaremos o jogo de volta e conquistaremos 60% da renda do jogo. Com ingressos mais do que salgados, a renda desde jogo poderá ficar próxima de um milhão de reais, portanto trata-se de um trocado mais do que bem vindo. Espero que a diretoria e comissão técnica tenha deixado isso muito claro a todos os jogadores.

Continuo otimista com o trabalho que vem sendo realizado no ano de 2016 e vejo o Flamengo como um dos candidatos a vaga da Libertadores, mesmo com a zaga atual. A tabela inicial do Brasileirão é favorável e se o time começar o campeonato focado, poderemos conquistar importantes pontos enquanto fortes adversários permanecem com foco principal na Libertadores.

Torço para um bom jogo neste sábado e espero que o Alan Patrick volte a jogar minimamente bem, pois será um reforço importante para o elenco durante a temporada.

Palpite?

2x0 sem sustos, Guerrero e Cirino!


Bom sábado a todos e que venha mais uma vitória do Mengão!