quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Flamengo 1 x 0 América MG

Flamengo venceu. Mas não foi convincente. Uma vitória magra. Como foi o jogo do Flamengo, em que pese ter tido um penalti não marcado pelo fraco juiz e um belo gol do Gabriel, mal anulado pela espetacular bandeirinha, talvez estranhando o jogador dar prosseguimento inteligente a uma bela jogada de Guerrero.

Mas o time do Flamengo não tem fluidez. Parece travado. No primeiro tempo era visível o espaçamento gigante que o time apresentava em campo quando estava com a bola, o que torna o passe muito mais difícil. Sem Arão e contando apenas com o futebol, digamos, econômico de Marcio Araujo a saída de bola do Flamengo era previsível. Com o time desconexo, pois Mancuello parece não ter a mais vaga noção da posição que deve jogar em campo, Guerrero aparecia até para armar o jogo, visto que esta posição estava "procurando tu". Como não podia dar passes para ele mesmo se contentava em distribui-los pro Gabriel e Everton, que sempre se atrapalhavam. Primeiro tempo, 0 x 0. Um pouco de revolta pelo penalti não marcado, misturado ao sono que foi a partida.

Segundo tempo. Flamengo melhora um pouco. Tem mais velocidade na troca de bola lá na frente. Ao menos temos um técnico que não estraga o time no intervalo, como o Cristóvão fazia. Em uma jogada lateral, penalti pro Flamengo. Bola bate na no braço do infeliz de forma involuntária. Como não deu tempo de amputar o braço antes do jogo, juiz marcou e Everton(!) foi lá e bateu bem. 1 x 0. Porque Guerrero não bate penalti? 

À partir deste gol o jogo melhora muito. Até America-MG avança o time o que deixa evidente nossa imensa falha defensiva, principalmente pelas laterais, uma apelidada de Highway e outra de Autobahn. A cobertura dos laterais é muito mal realizada, e os próprios laterais não parecem gostar muito de marcar. Jorge costuma parar de correr e deixar quem deve marcar, completamente livre, leve e solto para concluir dentro da área. Flamengo teve aquele gol anulado e uma bola que bateu na trave. No segundo tempo, Marcio Araujo(!) fez bons lançamentos, ganhando (infelizmente) mais alguns créditos com Muricy. A estréia do Cuellar foi OK. Não vi nada demais para criticar ou elogiar. No final Arão entrou no jogo, sob aplausos da incrível torcida presente, e melhorou o passe do meio de campo. O time estava mais fluido e em certo momento, realizou até uma bela compactação defensiva em jogada do América. Até me emocionei pelo inusitado.

Enfim, vitória! Mas nada empolgante. Espero que o time se ligue contra o Fluminense.