terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Evoé Muricy!

 Opa, Buetcada! Com o carnaval comendo solto no Rio de Janeiro, até esqueci que tinha coluna, mas vamos lá, já que a mesma deve ser curtinha e para a reflexão do que aponta o Muricy pra esse time do Flamengo em 2016. Partimos de uma foto veiculada no Twitter oficial do Flamengo, que mostra uma foto de Muricy Ramalho. Talvez, um pouco mais do que isso, uma prancheta. Nela um time com defesa alta, bem compacto em duas linhas por um 4-1-4-1 sem a bola em menos de 30 metros.

A foto acima demonstra o que o treinador pretende com o elenco atual e o que dá pra fazer com ele. Muricy vai ter que trabalhar. E muito! Vai precisar de treino pra essa compactação, treino para não expor os zagueiros no mano a mano e numa tabela deixar o adversário sair na cara do goleiro. Por isso, a necessidade de zagueiros rápidos e de boa leitura de jogo, além de um volante que saiba sair bem para o jogo com bom passe, de trás.

Hoje também no Globoesporte.com saiu matéria de algo já discutido e pensado por mim como alternativa, inclusive o Gustavo Brasília havia dito, não lembro agora se em coluna ou nos comentários, o recuo de Canteros para a função de primeiro jogador de meio campo. Esse recuo me agrada demais, pode dar certo. Isso significa que teremos muitas opções de variações táticas dentro do próprio jogo, mesmo sendo montado aos poucos e de forma pouco perceptível pra nós que nos irritamos com os resquícios de 2015. Mas observem o futuro, o time de 2016 se arruma de forma consistente.

Canteros é alto, não tão alto pra função, porém entre os volantes do Flamengo ele tem um bom porte e rouba bolas, o que foi visto em 2015 em um time completamente desencaixado e desleixado em sua atitude. Enxergo um jogador que motivado e num time encaixado pode render bastante. A tendência é que não tenha mais nenhum “perna de pau” no meio campo do Flamengo. Todos devem sair com a bola, jogar futebol, com tudo aquilo que o futebol moderno exige. Muricy quer meias.

Por exemplo, a vaga hoje de Emerson Sheik parece sendo preparada para Ederson ou do Alan Patrick, mais para o primeiro. Ederson está sendo preparado pra ela! Com o Emerson no campo, o treinador empurra Márcio Araújo, em alguns momentos, para a frente e faz duas linhas de quatro, com o próprio Emerson mais avançado. Num 4-4-1-1, que pode ser executado por Emerson ou Marcelo Cirino. Parece claro também, que a vaga não será de Márcio Araújo, que fica por sua maleabilidade e disciplina tática. Por pouco tempo.

Todos os jogadores de meio campo de um novo Flamengo me parecem multifuncionais, o treinador deseja quer aplicar um trabalho de versatilidade e adaptabilidade em razão do adversário sem perder características da equipe: posse de bola e intensidade (defensiva e ofensiva, principalmente nas transições). Muricy nunca foi um treinador que eu curtisse muito, mas tenho visto com outros olhos desde que voltou para o São Paulo em 2014. Agora, então, parece mais arejado ainda, mesmo sem perder a característica do “trabalho, meu filho”.

O que eu espero mesmo é que as ideias sejam absorvidas pelos jogadores e se apliquem em campo, nos jogos, a parte mais difícil. Futebolistas brasileiros atuando no Brasil são resistentes a mudanças abruptas, pra não dizer o que penso deles de verdade... mas é preciso paciência para que essas ideias, somadas às novas tecnologias, às novas metodologias de trabalho e um CT novo deem o resultado esperado. Mais do que nunca esse time tem que chegar voando no Brasileiro, que é o campeonato que importa! Estou empolgado com o Carnaval no rio e com o que enxergo de possibilidade para 2016. E vamos Flamengo!