sábado, 30 de janeiro de 2016

Acabou o caô, 2016 começou!



Bom dia!

Finalmente o Flamengo estreou na temporada 2016! Após duas partidas abaixo da crítica, conseguimos pela primeira vez identificar um esboço do que o Muricy pretende fazer nesse início de temporada.

Como ainda não pôde contar com o Alan Patrick e o Mancuello por questões contratuais, o Muricy optou por centralizar o Sheik e deixar o Gabriel e o Everton jogando pelas pontas. Desta forma o Sheik jogou mais recuado e buscou o jogo ao lado do William Arão, sem que precisássemos depender tanto do Marcio Araújo na saída de bola.

A maior qualidade do Sheik é não se esconder do jogo! Está sempre pedindo bola, se apresentando para uma tabela, mas em muitos momentos acaba sendo fominha e tentando algum lance de efeito em momentos desnecessários. Não sei como o Muricy pretende utilizá-lo ao longo do ano, mas ainda acredito que ele seja um mal necessário no elenco.  

No setor defensivo vi o Marcio Araújo jogando mais como um volante e nem tanto como um falso terceiro zagueiro e o Wallace segurou muito mais a posição do que estávamos acostumados. Apesar de serem dois jogadores limitados, gostei desta mudança no posicionamento.

Dos reforços que chegaram este ano, tenho gostado do William Arão, apesar de ainda oscilar durante os jogos e do Juan, que fez uma partida impecável na última quarta-feira. Apesar do físico já não ser mais o mesmo, a experiência conta muito a seu favor e acho que poderá ser uma referência muito positiva para o Jorge no lado esquerdo.

Ultimamente está na moda zagueiro comemorar lances em que conseguiu interceptar a bola do ataque adversário, mas o Juan não! Ele tira uma bola, faz aquela cara de mal e age como se nada tivesse acontecido. Gosto desse estilo zagueiro-zagueiro, palhaçadinha zero!

O Rodinei ainda não mostrou para o que veio, mas é muito cedo para avalia-lo. Prefiro aguardar mais alguns jogos para confirmar se realmente é um lateral mais confiável do que o Pará foi no ano passado.

Tenho gostado bastante do Marcelo Cirino e se o jogador conseguir se manter em forma e focado é uma opção muito melhor do que Gabriel e Everton. A grande vantagem do Cirino que apesar de ser um ponta neste 4-3-3 moderno, ele consegue ser muito mais incisivo, com boa presença de área, sem deixar o Guerrero tão isolado como em alguns jogos recentes.

A tendência é que o time titular destes primeiros meses seja PV, Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Cuellar, William Arão e Mancuello; Cirino, Sheik e Guerrero. Com um banco repleto de opções interessantes como Canteros, Alan Patrick, Ederson, Kayke, Everton e algumas jovens promessas da base.

Em termos de time vejo alguns clubes melhores como o Atlético Mg, Grêmio, Palmeiras e Santos devido ao entrosamento e por tratar-se de um trabalho em continuidade, mas em termos de elenco e opções no banco de reservas não devemos nada a ninguém.

Continuo esperançoso para essa temporada e se o clube manter esta seriedade que vimos em Janeiro, temos tudo para fazer um ano muito melhor do que as temporadas de 2014 e 2015.

Que o Flamengo volte a ser o clube que aprendemos a amar e seja o rolo compressor que estamos habituados.


SRN e bom final de semana a todos!