sábado, 23 de janeiro de 2016

A primeira impressão é a que fica? Pode ser a segunda?


"Quanto menos tempo temos para emitir um julgamento baseado no que vemos, mais propensos seremos a confiar no que dizem nossos instintos", afirma Nicholas Rule, pesquisador da Universidade de Toronto, que realizou um estudo para avaliar o potencial da primeira impressão a respeito da sexualidade e constatou que, se ela for de que uma pessoa é gay ou hétero, será difícil convencer do contrário, mesmo que novos dados demonstrem isso depois.

Não, você não entrou por engano em um blog tricolor, aqui é mesmo o Buteco do Flamengo.

Estou falando do amistoso de quinta-feira contra o Ceará, a primeira partida do rubro-negro em 2016. Treinador novo, alguns reforços já em campo mas o que vimos nos primeiros 45 minutos foi uma continuação de 2015. Algumas figurinhas que não gostaríamos de ver novamente trajando o manto, não preciso nem citar. As constatações de que o Everton não tem meio cérebro para jogar na função de armador e de que o Gabriel, se pode ser um reserva útil, não vai mais vingar como a grande promessa que chegou ao clube há três anos. O primeiro gol do Vozão saiu como vários que sofremos no ano passado: uma bola estupidamente perdida pelo Emerson no meio de campo, contra-ataque que a defesa exposta não conseguiu, por deficiências técnicas, cortar.

Os reforços que atuaram no primeiro tempo também não deixaram tão boa impressão. Juan com dificuldades no um-contra-um com um atacante rápido, Rodinei não conseguiu mostrar muito porque teve bastante trabalho com o lado esquerdo cearense e Willian Arão começou bastante tímido mas se soltou um pouco nos minutos finais.

Muricy trocou quase o time inteiro para a segunda etapa e, vale ressaltar, contra o time reserva do Ceará, conseguimos ver algo para nos dar esperança. Verdade que sofremos o segundo gol numa falha na linha de impedimento mas as entradas do Canteros e, principalmente, do Mancuello deram muito mais criatividade ao nosso meio de campo. Mancu, esse sim, deixou muito boa impressão, com boa distribuição e participação nos dois primeiros gols. Jonas, mesmo um pouco disperso no início, mostrou-se um reserva muito melhor que o Marujo e ambos parecem estar apenas guardando a vaga do colombiano Cuéllar. Na frente, Marcelo Cirino voltou a mostrar o futebol de força e velocidade do início do ano passado e será um enorme reforço se não voltar a se perder fora de campo.



Amanhã temos outro amistoso, contra o Santa Cruz, mais um teste antes da estreia oficial. Como não poderemos contar com Mancuello e Alan Patrick para a partida contra o Atlético Mineiro pela Primeira Liga, eu tentaria o Canteros na função que foi do Everton e daria mais tempo para o Jonas mostrar que pode evoluir nas mãos do Muricy. Na frente, não tem como o Cirino ficar fora sendo o Gabriel o titular e talvez entrasse com o César Martins, mais rápido, junto com o Juan na zaga. Lembrando que são testes de pré-temporada, o treinador ainda está montando o time e recebendo reforços. Vamos ver se a segunda impressão é melhor.