terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Próximo Passo

Bom dia amigos do Buteco,

vem chegando o período de festas e nossos colunistas vão dando uma merecida pausa, de maneira que volta e meia temos um dia livre.

No entanto, temos tido bastante assunto para falar sobre o Flamengo:tentativa do clube de administrar o Maracanã, busca por reforços, etc.

Porém, no dia de hoje, o da posse para mais um triênio comandando o Flamengo da diretoria encabeçada por Eduardo Bandeira de Mello, gostaria de tecer algumas palavras sobre o que foi feito e o que está por fazer.

O Flamengo nesse mesmo período no ano de 2012 era a piada nacional, com a fama de clube caloteiro, ultrapassado e com alguns dos seus rivais em momentos de grandes conquistas.

Estávamos no fundo do poço.

Passamos os últimos três anos tentando sair desse fundo do poço e acho que conseguimos.É verdade que não temos um grande time e nem grandes resultados, mas o Flamengo voltou a ser um clube levado a sério, deu passos monumentais em diversas áreas como na financeira, administrativa, nos esportes olímpicos, no jurídico, no resgaste de sua imagem, etc.

Os próximos passos, os desafios do próximo mandato, são muitos:montar, finalmente, uma estrutura de ponta para o futebol do clube, profissional e base, montar um time vencedor, resolver a questão do estádio, e tudo isso em um ambiente de pesada crise financeira por que passa o Brasil.

Eu acredito no Flamengo, acredito na seriedade das pessoas que estão no Flamengo e tenho esperanças em um futuro brilhante para o clube.

Sei que muitas pessoas encaram o momento do Flamengo de forma bastante diferente, citando a inabilidade da diretoria para lidar com questões do futebol como principal fator negativo.

Não se pode negar que o Flamengo não encontrou, nesses últimos três anos, uma maneira de fazer futebol competitivo, resultando em um número elevado de troca de treinadores e em um ambiente de insegurança e instabilidade.

Porém a diretoria parece ter entendido que precisava mudar e vem implementando pesados ajustes visando a próxima temporada:mudança no VP de futebol, chegada, ainda por ser efetuada, de um novo gerente de futebol, mudança completa na comissão técnica, investimentos em estrutura e mudança de diversos jogadores, sem falar no treinador.

Vejo o Flamengo se posicionando de maneira bastante interessante para brevemente se tornar novamente o maior clube do Brasil dentro do campo pois, no mandato que está se encerrando hoje, o Flamengo recuperou o seu lugar de maior clube fora do campo, o que mais arrecada, o mais transparente e o que liderou e lidera a busca por mudanças no esporte brasileiro.

O presidente Bandeira de Mello prometeu resgatar o Flamengo das sombras e transformar o clube em referência, e cumpriu a promessa, agora falta dar o próximo passo, que é tornar o clube modelo em quase tudo também modelo no futebol.