domingo, 6 de dezembro de 2015

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos,

Quando este texto estiver publicado, já estarei no Rio de Janeiro realizando um antigo projeto pessoal.

É que pela primeira vez estarei votando em uma eleição para Presidente do CR Flamengo.

Foi em meados de 2009 que comecei a amadurecer a ideia, incomodado com as sucessivas notícias e relatos de problemas administrativos, dívidas, atrasos de salários e a percepção de que o clube vivia uma perene incapacidade de se organizar. Mas, quando a decisão de me tornar Sócio Off-Rio parecia já sacramentada, eis que um aumento brutal na mensalidade teve o condão de me acabrunhar.

Logo depois, o time começou a arrancar para o hexa. E arquivei a ideia.

Aí veio o triênio 2010-12, que dispensa maiores comentários. Flamengo empacado no sétimo faturamento do país (nivelado ao BOTAFOGO) e apresentando severos sinais de indigência administrativa em todos os campos. Parecia que o clube, enfim, havia embicado de forma irreversível ao caminho das divisões inferiores do nosso futebol. Jogadores envolvidos com escândalos policiais, prostitutas dentro da concentração, clube sendo cobrado em público por calotes aplicados em equipes do porte do poderoso Avaí, duas fugas do rebaixamento nas últimas rodadas, enfim.

E dessa vez não perdi muito tempo. Reaqueci a ideia e me associei de imediato.

Associei-me porque, em que pese entender a importância do debate cotidiano, em mim surgiu a necessidade, a ânsia de atuar de forma mais intensa. Interferir. Fazer parte. E a que se apresentou mais viável foi a do voto.

Passaram-se pouco mais de três anos.

O contexto atual em que se encontra imerso o clube é consideravelmente distinto daquele de meados de 2012, em que pese haja notáveis deficiências em diferentes áreas, especialmente a principal, a que nos mobiliza, a que, no fundo, é a que nos faz flamengos, que é o futebol.

Mas, nesse dia 07, o que interessa, o que é relevante, o que efetivamente, para mim, tem significado, é que estarei lá, na Gávea, exercendo meu direito e meu dever de colocar nas urnas aquilo que penso.
Cada indivíduo possui a sua verdade. A sua crença. A sua convicção. Transformar essa miríade de correntes de pensamento em algo profícuo, rico, producente, é a grande virtude de um processo democrático. E a minha verdade estará lá, igualada em número e importância à de milhares de colegas associados, no momento em que ela se materializa na escolha do caminho a ser seguido pela instituição.

Não cabe aqui falar de escolhas. A minha opção está consolidada e tem sido exaustivamente defendida nos debates diários aqui do Buteco. Mas, independente disso, a oportunidade de enxergar a sua alternativa e transformá-la em polo ativo do jogo democrático se reveste, sim, de fonte de orgulho pessoal, satisfação individual.

Porque não se trata de pensar na melhor opção pro Flamengo. Trata-se de materializar a sua opinião em algo concreto. O voto.

E isso não tem preço.


Que as eleições transcorram em paz.