quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Acabando 2015

E cá estou eu, fazendo pelo Buteco o último post de 2015. Um ano tenso basicamente. Com a frustração de vermos uma equipe de um nível até melhor qualitativamente que os dois anos anteriores, se comportar de forma desleixada dentro e fora de campo. Sendo desorganizada, omissa e totalmente desprovida de sangue, terminando melancolicamente o ano na segunda página do Brasileiro, sem um título sequer e desclassificada prematuramente na Copa do Brasil por um time fraco que caiu até para segunda divisão.

Isto abalou profundamente a torcida rubro-negra. Não sem razão, obviamente. Dedos apontados para o elenco, comissões técnicas diversas, diretor executivo, VP de Futebol, Presidente, todos foram devidamente culpados pela massa. Como um time joga sem vontade de conseguir melhores resultados? Problema na avaliação inicial do elenco para 2015? Erros na "gestão do vestiário"? Falta de lideranças positivas? Prolemas de infraestrutura? Problemas de falta de atualização no staff? Falta de um melhor programa de "estímulo ao desempenho", em outras palavras, "bicho"? Enfim, viver com este time parasita, encosto, não foi fácil. Traumatizou.

E no do meio para o fim disso tudo tivemos o processo eleitoral que elevou às tensões às alturas e, obviamente, de alguma forma influenciou os jogadores. Ninguém está livre das transformações que ocorrem em seu meio. E no processo eleitoral, em que tivemos uma "guerra fratricida" entre duas chapas que "saíram do mesmo ramo", o tom das discussões foi à altura. A Chapa que defendia a continuidade da gestão, com o atual VP de Futebol Godinho no Planejamento, mostrou seus planos para o futebol, usando por vezes, figuras de linguagem, como hipérboles, para acentuar o discurso. Neste plano continha, entre outras promessas, afastamento de jogadores e contratação de novos jogadores mais qualificados. No Planejamento Financeiro continha a previsão de fluxo de caixa positivo já no final de 2016, o que passou a impressão a muitos, que o Flamengo "teria dinheiro em caixa" para ir fundo nas contratações. 

Pois bem, como tudo na vida, há a diferença entre expectativa x realidade. Ou desejo x possibilidade real. Muricy passou a ser o técnico. O que supostamente garante ao Flamengo um técnico disciplinador, trabalhador e eficiente para o ano de 2016. Este técnico tem suas preferências e avaliações. E, como qualquer outro técnico, estas não necessariamente correspondem ao que o torcedor comum imagina como ideal. Muricy tem vasta experiência. Já trabalhou com diferentes equipes sob n condições variadas. Deve, com certeza, saber que armas deve possuir para conduzir n batalhas diferentes. E uma destas armas é o polêmico Márcio Araújo, escolhido por ele para continuar. E não só ele, a primeira vista Alan Patrick, Pará e Cirino. Membros do "Bonde da Stella", ainda na lembrança da torcida que viu na expressão "passar o rodo" falado pelo Godinho a garantia que o rodo varreria estes caras para longe. Bem, Everton estava sendo negociado com a China e o Paulinho, o considerado o maior problema, não está nos planos. Está sendo negociado para o Santos por um troco qualquer. Acho que se fosse o caso a própria torcida pagaria para este elemento sair do Flamengo para nunca mais.

Enfim, obviamente este elenco precisa de contratações. Já contratou alguns, Rodinei, Juan e William Arão. Talvez o Chiquinho. Nenhum destes "de impacto" obviamente. Além disso vendeu Samir e emprestou Luis Antonio. Almir, Marcelo, Ayrton e talvez outros jogadores que não me lembre agora, também saíram. Nenhum deixou saudades. Há o plano de jogar a Liga Sul-Minas-Rio e o campeonato carioca concomitantemente. E há a promessa para a torcida do time ser forte e competitivo em 2016. E como fazer isto sem contratações de peso? Bem, o Conselho de Administração reservou 20 milhões para isto. Sendo que 10 milhões "livres" e outros 10 milhões, ao que parece, dependendo da venda de direitos de jogadores por "outros 10". Podendo aumentar se chegar a mais que isto. Este dinheiro para transferência internacional, com o dólar da Dona Dilma nas alturas, me parece pouco para cobrir multas e levar jogadores. Me parece que o Flamengo, supostamente, deve estar atrás de jogadores em fim de contrato, sem multa, os chamados "free agent" nos EEUU. Podendo pagar um ou outro neste esquema. Aparentemente, em tese, já perdeu o primeiro para concorrência, o zagueiro Henrique para o Fluminense, que fez boas vendas em 2015 de talentos de sua base e, dizem, antecipou cotas futuras de TV.

O mercado de jogadores nesta época é muito competitivo. Flamengo tem, junto com demais clubes, acessos a todas as informações que são providas por n empresas geradoras de conteúdo esportivo. O jogador que clube A põe o olho, já tem B,C e D sabendo da disponibilidade e talvez de olho tb. Fora intervenções e ofertas de agentes, sempre querendo elevar preço e estimular leilões. Não é fácil. Como disse Godinho em entrevista, se há multa, tem que negociar a multa com o clube e, muitas vezes, não tem multa, mas o problema passa a ser o jogador, que quer vir pela melhor oferta e melhores condições, o que pode também explicar o polêmico contrato do Guerreiro, que em julho de 2016 parece que faz a multa cair para 1/3 do valor. A pergunta é: Guerrero viria para o Flamengo de outra forma? 

Assim, entre expectativas frustradas, muitas vezes, por percepção errônea no discurso ("Ah pensei que teria o time todo completo de 2016 já na primeira semana pós-eleição"), nas possibilidades financeiras ainda limitadas do Flamengo, e a realidade sempre dura e trabalhosa que se apresenta. Com jogadores que custam a vir, outros times que entram na jogada, oferta insuficiente para o desejo do clube/agente/jogador em oferta, o processo de contratação segue em andamento. Agora visando contratação de goleiro, zagueiro e meia, segundo o VP, ao menos até fim de janeiro de 2016.

Mas mesmo assim a grita continua. E está forte. Muitos daqueles que apoiaram a reeleição da Chapa Azul, da gestão, disseram que o fizeram na condição que iam cobrar tudo que não cobraram em 2013/15. Até porque as outras chapas, cá para nós, ao menos na minha opinião, tinham um planejamento para o futebol bem insipiente. Embora a Chapa Verde tenha ao menos falado em bons nomes para posição-chaves, entre eles, o de Fábio Luciano para gerente de futebol. Ainda não temos ninguém na função. Temos então um mundo de gente cobrando forte em redes sociais diversas. Desde o dia D+0 da posse. A gestão do Flamengo não fica em paz. Críticas externas e internas pipocam de todos os lados. Pessoal não tem paciência. Esta acabou. Não querem mais sofrer o trauma de 2015.

Mas, senhoras e senhores, já aviso que 2016 será bem complicado. Flamengo jogará sem estádio até setembro ou outubro de 2016. Estádios acanhados fora da cidade. O time terá que se deslocar bastante e sem CT com estrutura mínima, isto deve causar um colapso fisiológico no time. O que torna imprescindível que a EXOS entre no pedaço e faça um milagre de restauração em condições precárias. E não é só isto. Novos processos no Depto de acordo com a orientação desta consultoria. Novas práticas. Novos profissionais. Mais custos. E em meio a isto, meu Santo Graal, a construção do CT Profissional. Este tem que ser finalizado em 2016. Doa a quem doer. Não troco time por ele. Desculpem. Mas meu feliz 2016 só será possível com CT profissional finalizado e operante.

E aproveitando a oportunidade. Quero desejar a toda a família do Buteco, enormes felicidades em 2016. Muita saúde, paz, harmonia e satisfação em suas vidas.

Por Flavio H Souza
@PedradaRN