sábado, 3 de outubro de 2015

Minha listinha de sugestões

Na minha última coluna, há duas semanas, eu propus ao Buteco que ajudasse o famoso departamento de Inteligência e Mercado do Flamengo e indicasse nomes para reforçar o elenco em 2016. A maioria contestou alguns jogadores que eu entendo que podem ser mantidos para o próximo ano, preferindo uma limpeza mais profunda, e alguns poucos fizeram sugestões. Nas redes sociais, quase todos escrevem que precisamos de zagueiros e volantes, jogadores vencedores e com perfil de liderança, mas pouquíssimos se arriscam com nomes. De tanto que eu provoquei, o Tozza também pediu para suas dezenas de milhares de seguidores que apontassem seus favoritos para jogar na nossa zaga e na nossa "volância" no próximo ano.

Chegou, então, a minha vez. É senso comum que, ao contrário dessa temporada, quando a busca por noves e dez era prioritária, hoje procuramos reforços para a defesa. Laterais, zagueiros, volantes e até goleiros, já que muitos entendem que o César deve ser emprestado e alguns não confiam totalmente no Paulo Victor. Sendo assim, resolvi também fazer minha listinha. Que nem ficou tão "inha" assim. Tem de tudo. Tem os sonhos quase impossíveis, tem os razoáveis e tem as apostas. Vamos nessa?!


Goleiro
Eu, particularmente, sou um dos favoráveis a permanência do PV. Pelo simples fato de entender que ele não é melhor apenas que os selecionáveis. E esses não saem de onde estão.

Nome Clube Idade O que eu penso?
Jefferson Botafogo 32 Titular da seleção desde a Copa, não sai do Botafogo.
Marcelo Grohe Grêmio 28 Não sei se é tão melhor que o PV mesmo tendo sido titular da seleção nos últimos amistosos.
Cássio Corinthians 28 Junto com o Jefferson, talvez fosse o meu favorito, mas também dificilmente sai do Corinthians.
Victor Atlético/MG 32 Idem Jefferson e Cássio, não sai do seu clube.
Alisson Internacional 22 Esse só sai do Inter para a Europa, muito promissor.
Rafael Napoli 25 Ex-Santos, reserva no Napoli. Bom goleiro mas difícil vir para disputar posição.
Agustín Marchesín Santos Laguna 27 Reserva da seleção argentina, foi destaque no Lanús há alguns anos. Não sei como está desde que foi para o México.
Renan Goiás 30 É uma espécie de Fábio mais novo. Sairia do conforto de ser titular no Goiás para ser reserva aqui?
Danilo Fernandes Sport 27 Segurou bem a onda de substituir um ídolo no Sport. Seria uma ótima sombra para o PV.
Alex Muralha Figueirense 25 Vem fazendo um excelente campeonato brasileiro mas seria uma aposta.
Muriel Internacional 28 Reserva do irmão no Inter, provavelmente voltaria a ser titular com a venda do Alisson para a Europa.

Zagueiro 
Aqui sim! Um top de linha (ou quase isso) para fazer dupla com o Samir e um reserva.

Nome Clube Idade O que eu penso?
Gustavo Henrique Santos 22 Boa aposta, zagueiro alto e promissor.
Leonardo Silva Atlético/MG 36 Desejo de muitos, não sei se aguenta mais um ano em alto nível. Difícil tirá-lo do Atlético também.
Fred Goiás 29 Confesso que não o conheço bem. Pelo que li, é o típico xerifão com pouca técnica.
Manoel Cruzeiro 25 Aquele do Atlético/PR eu quero, o do Cruzeiro talvez.
Dedé Cruzeiro 27 Não sei o que esperar dele depois de uma ruptura do ligamento cruzado do joelho. 100%, seria titular em qualquer time no Brasil.
Léo Cruzeiro 27 Gosto dele desde o Grêmio. Experiente mas ainda novo, não é alto mas tem bom tempo na bola aérea.
Bruno Rodrigo Cruzeiro 30 Estaria, pra mim, um nível abaixo do Léo e talvez não fosse aquele titular indiscutível.
Réver Internacional 30 Esse talvez fosse o nome ideal. Experiente, ótimo pelo alto, líder. Mas parece que vem tendo problemas extra-campo há alguns anos.
Douglas Dnipro 25 Era reserva daquele Vasco campeão da CdB com Dedé e Anderson Martins mas se mostrou bem promissor antes de ser vendido para a Ucrânia.
Felipe Santana Schalke 04 29 Muito bem no Figueirense e no Dortmund mas há anos não consegue ter uma sequência por conta de lesões musculares.
Henrique Napoli 28 Nunca achei nada demais, mas é uma opção razoável.
Cléber Hamburgo 24 Já declarou que quer voltar ao Brasil já que não vem jogando na Alemanha. Se não for para o Corinthians, pode ser um reforço interessante.
Alex Milan 33 Acho muito lento, mas tem experiência e é alto, forte e bom nas bolas paradas.

Volante 
Tão necessários quanto os zagueiros. Até mais. Minha teoria é que zagueiro bom é zagueiro protegido. Além disso, no dito futebol moderno, os volantes ainda tem que iniciar a armação da equipe. Precisamos aqui também de um que chegue para assumir a titularidade.

Nome Clube Idade O que eu penso?
Rithely Sport 24 Excelente volante, parece já estar na mira de vários clubes. A ver se consegue dar o passo para um time grande.
Ralf Corinthians 31 Não é o tipo de volante que me atrai mas é experiente e viria apenas por salários (e luvas).
Otávio Atlético/PR 21 Uma das revelações do campeonato, volante moderno, seria ótima aposta.
Fernando Bob Ponte Preta 27 Outro que faz ótimo campeonato, já passou por time grande e pode compor bem o elenco.
Willian Arão Botafogo 23 Dinâmico, marca bem e chega ao ataque, mais um que pode compor grupo.
Thiago Maia Santos 18 Mais uma das revelações nesse setor, vale a tentativa pelo contrato com o Santos estar terminando.
Rodrigo Dourado Internacional 21 Só sai do Inter para a Europa, mas...
Walace Grêmio 20 Repito o comentário anterior, trocando Inter por Grêmio.
Rafael Carioca Atlético/MG 26 Elogiadíssimo, faz o time do Atlético rodar, armando o time desde a defesa. Esse seria titular.
Arouca Palmeiras 29 Não faz no Palmeiras nem a metade do que já fez no Santos, por exemplo, mas é mais um dos volantes modernos que eu gostaria no meu time.
Wesley São Paulo 28 É um Arouca um pouco mais ofensivo e, da mesma forma, ainda não mostrou no São Paulo o que fez no Palmeiras.
Rômulo Spartak Moscou 25 Sonho. Tem muito mercado na Europa mas, como seu contrato termina em junho de 16, não custa sonhar.
Maurício Terek Grozny 26 Base do Corinthians, apareceu mesmo no Fluminense, na Copinha. Claro que não o acompanho na Rússia, mas, pelo que já vi, marca bem, tem bom passe e chute de fora. E o contrato termina em dezembro, vale a tentativa.
Lucas Romero Velez Sarsfield 21 Era o volante que fazia o "trabalho sujo" no Vélez para o Canteros jogar. Já vem sendo convocado para a seleção e deve tomar o caminho da Europa.
Guido Pizarro Tigres 25 Não me lembro muito dele no Lanús, mas gostei do que vi na campanha do Tigres na Libertadores. Alto, defende bem e tem boa saída. Lembra o sérvio Matic e quase foi para o Sporting em julho por €3M.

Lateral direito 
Hoje só temos o Pará, que pode nem ficar em 2016. Se não pedir muito, eu o manteria. Claro que não considero o Ayrton como opção.

Nome Clube Idade O que eu penso?
Rodinei Ponte Preta 23 Um dos três melhores LD do Brasileiro pra mim. Tem boa condição física, não é um exímio marcador mas compõe bem a defesa e chega com força ao ataque.
Patric Atlético/MG 26 Já rodou muito com apenas 26 anos, o que não me atrai. Foi bem no Sport e na volta ao Atlético mas é mais ala que lateral. Marca pouco.
Mayke Cruzeiro 22 Um dos destaques do bicampeonato do Cruzeiro, caiu nesse ano, o que talvez tenha esfriado o interesse de clubes europeus por ele.
Léo Internacional 23 Esse só coloquei aqui porque volta de empréstimo. Depois de arrebentar no Atlético/PR, se perdeu no Rio de Janeiro e não conseguiu jogar no Flamengo. É reserva de um garoto da base no Inter.
Daniel Bocanegra Atlético Nacional 28 Polivalente, joga como lateral, zagueiro e volante. É o típico jogador discreto que, se não vai dar show, também pode-se confiar que não entrega muito.
Yago Pikachu Paysandu 23 Falam muito dele mas, no meu modo de ver, é "peladeiro". Destaque num time que meio que joga pra ele. Acaba se destacando pela facilidade nas bolas paradas.

Lateral esquerdo 
Jorge chegou, aproveitou os vários migués do Armero e virou titular absoluto. Como o colombiano não deve mesmo ficar em 2016, precisamos de mais um para a posição.

Nome Clube Idade O que eu penso?
Dodô Inter Milan 23 Jogou a temporada passada emprestado na Roma e hoje é terceira opção na Inter. Apoia melhor que marca, mas seria interessante tentar trazê-lo por empréstimo.
Emanuel Más San Lorenzo 26 Sempre está nas listas de especulação nas janelas. Com as recentes convocações para a seleção argentina, capaz de ser mais um com destino na Europa.
Renê Sport 23 Muito bom jogador, tanto defendendo quanto atacando, já está no seu segundo ano consistente no Sport. Recebeu sondagens de alguns clubes europeus.
Carlinhos Coritiba 28 Era meia, virou lateral. Ofensivo mas tem disposição para fazer o famoso "vai-e-vem". Um bom reserva para o Jorge.

E aí? Que tal? Quais seus preferidos? Mais algum que eu deixei de fora?