quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Além do bem e do mal. Por Zico na FIFA.



"O que se faz por amor, se faz além do bem e do mal."
Nieztche

E Zico quer concorrer à eleição da FIFA. "Como?" perguntam alguns, sabendo, que a hoje a FIFA e seus dirigentes passam por uma devassa, com acusações de corrupção, desvios de ingressos, favorecimentos ilícitos, intermediações suspeitas e toda sorte de denúncias. Em suma, o organismo, que uma vez foi presidido por Jules Rimet, se deteriorou a ponto de ser visto como balcão de negócios escusos envolvendo Federações, Confederações, empresas, picaretas, etc.

Agora, sabendo disso, porque Zico quer ser presidente da Fifa? Que motivação teria? Bem, como diz a frase citada acima, é por amor. O amor de Zico é o futebol. O próprio Zico afirmou:"Minha vida é o futebol e a FIFA está destruindo o futebol". Jogador consagrado, amado pelas torcidas de onde jogou, consagrado no mundo inteiro por sua técnica, habilidade, e principalmente, por sua conduta exemplar fora de campo, que o manteve ídolo de gerações, inclusive, de crianças de hoje. 

E como acertar algo que está destruindo o que ama? Fugindo? Reclamando muito em redes sociais? Não, amigo. É enfrentando a fera. Zico, com sua experiência acumulada como jogador nacional e internacional, técnico internacional e dirigente esportivo, dono de clube, disputando copas como jogador e dirigente,  se percebe como plenamente apto a exercer a função como presidente da FIFA e irá lutar por isto, como enfrentou agressões físicas e ladroagens em campo.

Ah! mas porque? Ele é maluco? Não. Corajoso. Coragem de enfrentar um desafio que parece maior que ele. Mas como um desafio destes, envolvendo a Federação Internacional de Futebol, pode ser maior que o Zico? Não é. Temos um burocrata lá, Sepp Blatter, sem brilho algum, agora suspenso por 90 dias. E como postulantes ao cargo devemos ter Michel Platini, outro que foi excelente jogador e tem experiência de presidente da UEFA, e um princípe da Jordânia, ALi Hussein, vices-presidente da FIFA. 

Analisando a dimensão e experiência de Zico frente a estes dois, porque não? Além disso seria um candidato sul-americano, e há uma tendência da FIFA de suprimir as vagas na Copa da América do Sul e distribuir para demais países mantendo o grande comboio europeu intacto. A América inteira, principalmente a América do Sul, com seus 3 campeões do mundo totalizando 9 títulos, precisam de um candidato de nome forte que seja seu.

Mas como conseguir a candidatura? Até 26 de outubro Zico precisa de apoio por escrito de pelo menos cinco federações. Isto é fácil? Não. Geralmente as Confederações, neste esquema top-down imposto, pressionam as federações a votarem em bloco para o Presidente das confederações terem maior poder de barganha. É uma espécie de grande "PMDB" et caterva na política esportiva. E Zico, para ganhar apoio de outras Federações está sendo cobrado de porque não tem ao menos o apoio da CBF.  E a CBF, para não sair do muro, e ao mesmo tempo mostrando enorme desrespeito não só aos brasileiros, como toda América do Sul, afirma que só irá apoiar o Zico se ele tiver quatro apoios já. O que é isto? Que medo é este de apoiar uma candidatura de um brasileiro notório, amplamente identificado com o futebol, sabidamente honesto e competente?

Ora, Zico não é um qualquer. Não é aventureiro. Tem propostas claras, e um luta justa para o bem do futebol. Fez um site http://www.zicofifa.com/ para sua candidatura em que embasa suas idéias e busca voluntários para ajudar.

Precisamos, todos nós, que acreditamos em Zico, nesta vontade justa e corajosa de ser presidente da FIFA, de termos alguém lá  apto realmente a mudar o futebol, sem se envolver em falcatruas que chegam a ponto de patrocinadores solicitarem afastamento de dirigente.

Então, em suas redes sociais, compartilhem hoje a #BotaCaraCBF, conclamando a CBF deixar seu refúgio covarde. Sabemos todos que a CBF também precisa de mudanças profundas, mas a luta agora é para o futebol mundial. Ajudando Zico estaremos contribuindo com ele a revolucionar nossa paixão. 

#ZicoFIFA

Por Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN