quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Rolo compressor


O Flamengo está no mode "Rolo Compressor". Seis vitórias seguidas, jogando bem, mesmo sem alguns titulares como o Guerrero em alguns jogos. As alterações táticas do Oswaldo Oliveira "encaixaram" nitidamente o time. Evidente que ao chegar ao 4º lugar do campeonato, no G4, todos os outros times, que possuam um técnico ao menos de nível razoável, já estão estudando e elaborando alternativas de jogo para lidar com este novo time do Flamengo no campeonato. O que tornará nossos jogos mais difíceis.

Como se preparar? O Flamengo precisa treinar alternativas de jogo às armadilhas preparadas pelos outros times ao seu modelo tático de "encaixe". Precisa sair de um esquema a outro com facilidade e fluidez. Ao mesmo tempo fazer o elenco esperar que isto ocorra. E  isto ocorre com treinamentos incessantes e bastante conversa que busque o entendimento pleno da situação de jogo e estratégia de resposta por parte dos jogadores. 

O "Rolo compressor" adquire força inercial a cada vitória. Estimula jogadores, torcida, e faz o time jogar com mais confiança e vontade. Esmagando um, esmagando o outro, acaba causando mais preocupação ao adversário que, por isto, pode adotar uma linha mais defensiva sem sair pro jogo, querendo jogar no contra-ataque e povoando o meio de campo de volantes para atrapalhar a troca de passes, provocando ligações diretas defesa-ataque por parte do Flamengo, por exemplo.

Agora nós, a torcida, mal-acostumados com este momento, devemos torcer para que este ciclo vitorioso continue porém não desanimar se o time empatar ou mesmo perder. Faz parte do jogo. O que importa é como o Flamengo está jogando agora. E uma coisa que me preocupa é que o Flamengo é time de chegada. Será que chegou ao G4 cedo demais? No campeonato de pontos corridos sempre acelerou no fim quando alcançou boas colocações. Espero que entremos em uma nova era. Do Flamengo, tal como um Barcelona ou Bayern, "doutrine" o campeonato desde o começo. Mas isto só em 2016 se, e caso se, manter uma base vencedora do time e não voltando a contratar os diferenciais à partir do meio do ano... 

Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN