quinta-feira, 4 de junho de 2015

No Buraco. Pós-jogo Cruzeiro 1 x 0 Flamengo

E o lamento continua. Mais uma vez o Flamengo joga por merecer uma derrota, agora por 1 a 0 do fraco time do Cruzeiro, agora treinado por Luxemburgo. O mesmo que, em 5 meses, fez um trabalho impressionante no Flamengo ao transformar um elenco de jogadores profissionais em time de pelada de baixo nível.


Escalo Alecsandro sim, e deixo 90 minutos todo jogo
A escalação do fraco técnico Cristóvão, uma espécie de  4-2-4 atípico, começou por apostar no mórbido e vagaroso jogador Alecsandro na frente, mais 3 jogadores rápidos no ataque, que fariam recomposição defensiva em velocidade. 2 volantes. Jonas jogando desta vez sem excesso de cafeína, até calmo demais, e Marcio Araújo, fazendo as vezes de segundo volante, meia de armação, zagueiro, carteiro, pizzaiolo, o que aparecesse. O coitado era um polvo em campo. De inicio os laterais Pará e Pico, ambos em péssimo dia. E a dupla de zagueiros Wallace e Samir, que é uma bomba relógio carregada com tempo desconhecido. Você sabe que irá explodir. Ou seja, fatalmente ele irá falhar miseravelmente no jogo, mas não se sabe quando. No primeiro tempo, a primeira bola explodiu. Samir escorregou, como já virou clichê, permitindo o jogador do Cruzeiro avançar livre e proporcionar ao ao PV fazer belas defesas.

Pois bem, esta escalação, quando os 3 da frente (Paulinho, Everton, Cirino) não retornavam em velocidade, deixava um grande buraco no setor defensivo, o que permitiu inúmeros lances de perigo do fraco time do Cruzeiro. A atuação bisonha dos dois ditos "laterais" do Flamengo era prenúncio de dias difíceis. Não tínhamos jogadas de ultrapassagem pelas pontas. Não tínhamos, na verdade, uma sequencia de 5 passes certos seguidos. Nenhuma triangulação, nada. Alecsandro mais parado do que nunca, talvez porque esteja em negociação para sair, era a definição perfeita de inutilidade.

Mas por mistérios que, infelizmente, não nos é dado a conhecer, Alecsandro pode estar ruim, pode estar uma ameba, pode estar uma diarreia, mas fica em campo 90 minutos. Não sei o que rola nos bastidores: macumba, ameaça, força de pensamento, simpatia extrema, não sei. Mas não é talento nem disposição. Não sai de campo. Parece que técnico do Flamengo (porque em todos times era reserva) tem medo dele. Impressionante e triste.

E foi com Alecsandro que o time entrou em campo no segundo tempo. Junto com Luis Antonio, que, diga-se, entrou muito bem na lateral direita. Muito mesmo. Merecia virar titular depois desta. Mas no Flamengo isto não é garantia de nada. Não joga o melhor. Flamengo deu uma melhorada, ameaçou o Cruzeiro com Cirino e Everton...Paulinho passou o jogo inteiro pensando, talvez, no Barra Music. Depois entrou Gabriel no lugar do Cirino, e, posso dizer, até que entrou bem também. Parece uma progressão. Vamos ver. 

Mas saiu o gol do Cruzeiro. Bola levantada na área, Samir, que tem um péssimo jogo aéreo, na defesa e...gol do Cruzeiro. Sem tempo de bola, Samir subiu errado, PV ficou com ambos os pés fixos com uma corrente na linha do gol, e o jogador do Cruzeiro subiu sozinho para cabecear.

Nosso fraco técnico ficou lá, paradão, assistindo nosso exército de brancaleone tentar algo. Mas jogávamos com 10, Alecsandro estava em campo. Mas Cristóvão é insistente. Pensou em empatar o jogo assim mesmo. E faltando 7 minutos para acabar, após insistentes gritos da torcida mineira clamando por ele, coloca o Eduardo da Silva no lugar do Marcio Araujo, que foi criando algumas chances de gol, uma delas atrapalhado pelo péssimo Alecsandro, claro.

Não sei porque Eduardo da Silva não tem mais chances ou entra mais cedo. Ele mesmo declarou que tem condições de atuar 90 minutos. Mas Alecsandro tem prioridade. Ele tem a chave do vestiário. Ele é patrocinador, manda abrir e fechar a Gávea, dá tapa na cara de todo departamento do futebol, alguma coisa ele faz, porque futebol ele não tem sequer para pisar na Lagoa defronte a Gávea.

E perdemos. E perderemos de novo e de novo. Nosso treinador é fraco, suas escolhas mambembes e nosso amontoado cada vez mais dramático de assistir.

autor:  Flavio H Souza
twitter: @PedradaRN